Todos os produtores de cachaça alambique e artesanal, do estado de São Paulo, podem participar do evento
O governo do Estado de São Paulo promove, entre outubro deste ano e janeiro de 2024, o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, “Cachaça SP”. A expectativa é que cerca de 200 rótulos disputem, em três categorias, quais são as melhores cachaças do estado.
A divulgação dos vencedores será feita durante a Agrishow de 2024, em Ribeirão Preto.
Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, José Carlos de Faria Junior é o responsável em organizar o concurso. Ele explica que todos os produtores de cachaça alambique e artesanal, do estado de São Paulo, podem participar do concurso, uma vez que o objetivo maior é apresentar ao público a quantidade de cachaças que são produzidas no estão de São Paulo, e , assim mostrar a qualidade de um produto tão peculiar. Esses produtores terão como premiação um certificado e terão direito à um selo nos seus rótulos.
Ainda de acordo com Faria, os critérios técnicos serão publicados em uma resolução que trata do concurso até o fim do mês de setembro, no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Dentre os critérios, a sanidade, sabor e outras questões que levam a degustação do produto serão levadas em conta.
Dados da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento revelam que São Paulo representa 45% da produção nacional da cachaça, com mais de 400 unidades que produzem a bebida no território paulista. Faria informa que o estado é o maior produtor de cachaça no Brasil; além de ser o maior mercado consumidor e exportador.
O evento visa ainda aproximar o consumidor desse produtor, incentivar o turismo rural e outras atividades ligadas à produção da cachaça, uma vez que o Brasil é; além de ser o maior mercado consumidor e exportador de cachaça apontam que as aguardentes do estado paulista são as mais premiadas no exterior.
Hoje, a estimativa é a de que o Brasil tem capacidade para fabricar mais de um bilhão de litros de cachaça anualmente, o que gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos. A liderança na indústria de cachaça é atribuída à considerável produção de cana de açúcar no estado de São Paulo.