Datas marcam o Mês dos Trabalhadores, Mês das Mães, Mês das Noivas, mês da Abolição da Escravatura. Dentre outras celebrações, o aniversário de morte do piloto Ayrton Senna rende eternas homenagens
O Dia D do mês de maio inicia com a comemoração do Dia do Trabalhador, data celebrada em vários países do mundo. No Brasil é feriado nacional. O dia faz alusão a uma greve de trabalhadores que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, por melhores condições de trabalho. Por conta desta mobilização, o Dia do Trabalhador virou um marco da luta por direitos trabalhistas.
Nesse mesmo dia 1º, também se comemora o Dia da Literatura Brasileira; escolhida por conta do aniversário do autor José de Alencar, nascido em Fortaleza, em 1829. O célebre romancista escreveu clássicos como O Guarani (1857, leia aqui), Iracema (1865, leia aqui), e Senhora (1875, leia aqui) e outros sucessos.
Já o 13 de maio completa esse ano 134 anos do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Neste dia, no ano de 1888, foi assinada pela Princesa Isabel (leia mais) a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no país.
No segundo domingo de maio – este ano, no dia 8 -, é comemorado o Dia das Mães. O mês tem outras datas ligadas às famílias, como por exemplo o dia 15, que é o Dia Internacional das Famílias e o dia 25, o Dia Nacional da Adoção. Entre as profissões que têm seu dia comemorado neste mês estão artistas plásticos (8), enfermeiros (12), físicos (19) e geógrafos (29).
O mês ainda traz dias que tratam da luta contra a discriminação e violações, como o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, respectivamente, 17 e 18 de maio. Também no dia 18 é lembrado o Dia da Luta Antimanicomial.
Celebridades importantes da cultura brasileira fazem aniversário neste mês. São comemorados os 85 anos da escritora Nélida Piñon (3 de maio), que foi a primeira presidente mulher da Academia Brasileiras de Letras. No dia seguinte, é dia de recordar o legado da cantora Dalva de Oliveira, que nasceu há 105 anos. Outra mulher lembrada em maio é a soprano Bidu Sayão, brasileira que é reconhecida como uma das maiores estrelas da ópera de todos os tempos – ela nasceu há 120 anos, em 11 de maio de 1902.
Ainda neste mês, o dia 2 é de recordar os 25 anos da morte do educador Paulo Freire. No dia 4, completam-se 85 anos da morte do compositor Noel Rosa. E no dia 10 de maio, dois veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entraram no ar: a Rádio MEC FM, inaugurada em 1983 e que está completando 39 anos, e a Agência Brasil, que faz 32 anos em 2022.
As datas são alguns dos fatos históricos, datas comemorativas e feriados selecionados pelo Projeto Efemérides, da EBC. O Projeto Efemérides traz temas relacionados à história, cultura, ciência, a personalidades, sempre ressaltando as datas nacionais e regionais. Ele foi criado com o objetivo de oferecer mais um serviço para as áreas produtoras de conteúdo, por meio de sugestões de pautas para matérias jornalísticas.
28 Anos sem Ayrton Senna
O dia 1° de maio de 1994 será lembrando para sempre nos corações dos brasileiros. Ayrton Senna não era apenas um tricampeão de Fórmula 1. Ele foi um representante do país e que deixa lembranças eternas nos corações de brasileiros e de admiradores de todo o mundo. O dia 1º de maio de 2022 completou o 28º aniversário de sua morte.
A data sempre rende diversas homenagens. Nas redes sociais, o perfil oficial da Fórmula 1 escreveu: “Um talento único, idolatrado por milhões. Para sempre lembrado”.
Senna e a curva Tamburello
A tragédia ocorreu no Grande Prêmio de San Marino. Aquele final de semana já vinha cercado de uma tragédia, com a morte de Roland Ratzenberger nos treinos. O próprio Rubens Barrichello, ainda iniciante na categoria, havia sofrido um acidente forte e também havido sido socorrido em um hospital. O clima era de tensão em toda a categoria e para o próprio Senna.
A morte de Senna aconteceu quando o brasileiro liderava o Grande Prêmio de San Marino, com Michael Schumacher logo atrás. O piloto da Williams escapou na curva Tamburello e bateu forte no muro. Foi atendido ainda na pista e levado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu. A perícia determinou que a barra de direção do carro casou o ferimento fatal na cabeça do tricampeão.
Ayrton Senna encerrou sua passagem pela Fórmula 1 deixando um inesquecível legado e números impressionantes. Foram 161 provas, 41 vitórias, 80 pódios, 65 poles e 19 melhores voltas. Seu primeiro triunfo foi no GP de Portugal, em 1985, com a equipe Lotus. Os três títulos vieram pela McLaren. Além da Williams, também correu pela Toleman, em 1984. A última vez que cruzou em primeiro foi no GP da Austrália, em 1993.
Ayrton Senna “Do Brasil”, um legado, o corredor eternizado na memória de uma imensidão de pessoas.