Esta semana membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) reuniram-se no Gabinete da Prefeitura de Matão para estabelecerem metas e definirem o cronograma de atividades e ações que serão postas em prática nos próximos meses, tais como a definição da Semana de Meio Ambiente – Eco Matão e a Adesão ao Programa Município VerdeAzul. Algumas atividades serão desenvolvidas durante a Semana de Meio Ambiente, como o “Mutirão do Lixo Eletrônico”; a visitação a Fazenda Cambuhy Agrícola; a Exposições de trabalhos em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, cujo o tema será “Uma só Terra”, semelhante ao que vem sendo debatido na ONU (Organização das Nações Unidas);.entre outras ações. .
“É muito importante que toda sociedade esteja trabalhando em conjunto com o poder público nesta empreitada que é tornar o município ‘sustentável’ de maneira que cada um possa fazer a sua parte, empresas, cidadãos, instituições sociais, para que possamos concretizar os planejamentos e assim atingir as metas esperadas”, salientou o prefeito Cido Ferrari.
Quanto a adesão ao Programa Município VerdeAzul (PMVA), o mesmo, foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani Ourique de Carvalho, o desafio do PMVA é executar as políticas públicas já existentes e inovar estratégicas que visem atingir as 10 diretivas propostas pelo referido programa.
Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que atua também como presidente do CMMA, Luiz Gonzaga Bussola, outro critério de avaliação, tanto quanto importante, que define a pró-atividade do município para ser considerado “sustentável” é o levantamento da(s) fonte(s) geradora(s) e da quantidade de energia elétrica consumida pelo município, no meio urbano e rural; e incentivo à geração e ao uso de outras fontes de energia elétrica, renováveis, de baixo impacto ambiental e de tecnologias associadas, que visem menor consumo, e suas consequências.
As 10 diretivas:
1.Esgoto Tratado – Funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário do município.
2.Resíduos Sólidos – Fortalecer a gestão dos resíduos domiciliares e dos resíduos da construção civil.
Fonte: AIP