Inmet alerta para frente fria no Sul e Sudeste neste fim de semana

PARADA DO ORGULHO LGBT + volta à Avenida Paulista
18 de junho de 2022
Copa do Mundo 2026: FIFA anuncia cidades-sede
18 de junho de 2022
Exibir todos

Inmet alerta para frente fria no Sul e Sudeste neste fim de semana

Massa de ar frio perde força a partir de segunda-feira, 20 e no dia 21, inicia oficialmente o inverno

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o processo de formação de uma frente fria que pode provocar queda da temperatura no centro-sul do país. O fenômeno iniciou na sexta-feira,17, e se estende pelo fim de semana.

Também há previsão de chuvas, que podem ser localmente fortes, em todos os estados da Região Sul, Mato Grosso Sul e no sudoeste de São Paulo. As chuvas fortes serão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo.

Neste sábado, 18, a frente fria avança até o litoral norte de São Paulo favorecendo a entrada de uma massa de ar frio pela Região Sul do país. Haverá queda de temperatura em todos os estados da Região Sul e também em Mato Grosso do Sul e sul do estado de São Paulo. Além disso, há previsão de geada para o Rio Grande do Sul (exceto no litoral).

No domingo, 19, a previsão do Inmet aponta que o dia começará com formação de geada moderada nas serras do Sudeste e Nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina. Há previsão de geada fraca a moderada no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul e no oeste e meio-oeste de Santa Catarina.

Na segunda-feira (20) a massa de ar frio perde força na Região Sul e novas áreas de instabilidade podem ocasionar chuvas intensas em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cabe destacar que no calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro. O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

FONTE: INMET E CLIMATEMPO

Deixe uma resposta