Espaço com dezenas de aeronaves deve voltar a receber visitantes gratuitamente em maio. A atração deverá voltar a funcionar até maio.
O prefeito de São Carlos (SP), Airton Garcia (União Brasil) e o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, assinaram na tarde de quarta-feira (1º), um protocolo de intenções para a reabertura do Museu Asas de um Sonho, conhecido também como Museu da TAM. A atração deverá voltar a funcionar até maio.
O museu foi aberto em 2006, no Centro de Manutenção de Aeronaves da Latam, e encerrou as atividades em janeiro de 2016.
Considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, e o maior acervo particular do mundo, contava com 90 aeronaves e diversos itens que retratam a história da aviação no Brasil e no mundo.
As negociações entre o empresário e a prefeitura vêm desde o ano passado. “Nosso acervo padece de maiores cuidados porque, mesmo preservado, sofre a ação do tempo e seria impossível manter sem o apoio do poder público”, explico Amaro.
De acordo com a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Dani Favoretto Valenti, a ideia, inicialmente, é abrir para visitação pública aos finais de semana com agendamento, com entrada gratuita e estabelecer um calendário para a visitação de alunos das escolas públicas e particulares.
Entre as aeronaves do Museu estão os icônicos Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100. O investimento por parte da Prefeitura de São Carlos para a manutenção do Museu deve ser de aproximadamente R$ 700 mil por ano.
Fonte: g1 São Carlos