Decisão foi tomada na primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Política Energética, realizada na sexta-feira (17). Percentual aumenta até 2026, quando será de 15%.
Em sua primeira reunião do ano, o CNPE, Conselho Nacional de Política Energética, aprovou, na sexta-feira, 17, o aumento do percentual de 10% para 12% da mistura de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, a partir de abril.
Cabe destacar que a mistura de biodiesel no diesel, assim como a mistura de etanol na gasolina, foi instituída com o objetivo de reduzir as emissões de poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.
Participaram da reunião o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, que preside o colegiado, o vice-presidente, Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A resolução aprovada prevê que o teor aumente para 13% em abril de 2024, para 14% em abril de 2025 e para 15% em abril de 2026. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mudança naturalmente gera aumento no preço do combustível. Ele afirma, no entanto, que o impacto para o consumidor será o menor possível.
As datas para adoção de novos percentuais de biodiesel no diesel podem ser antecipadas pelo CNPE, dependendo da oferta e da demanda do biocombustível e dos impactos econômicos da medida.
O ministro Alexandre Silveira disse ainda que o Governo Federal estima que a produção nacional de biodiesel passe dos atuais 6 bilhões e 300 milhões de litros para mais de 10 bilhões de litros anuais, até 2026.
Eliana Saraiva, com informações da Rede Nacional de Rádio