A primeira característica está na duração de dias e noites. No início da estação, tanto o dia quanto a noite possuem a mesma duração, processo conhecido como equinócio de outono, havendo luminosidade solar igualitária. Porém, à medida que a estação caminha para o fim, os dias se tornam mais curtos, e as noites, mais longas. No Brasil, o equinócio de Outono de 2023 vai acontecer exatamente no dia 20 de março às 18h25 e termina em 21 de junho.
Eliana Saraiva
O outono é a estação que antecede o inverno e sucede o verão. Dessa forma, possui características dessas duas estações. Ele é percebido mais amplamente em regiões de clima temperado e/ou subtropical, em médias latitudes, como países europeus e o sul do Brasil.
Muitos apelidam o outono de estação das frutas, devido à variedade frutífera que ocorre durante os meses de sua ocorrência.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), O início do outono ocorre quando há o fim do verão tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul. Entretanto, como se sabe, as estações do ano nos hemisférios acontecem de forma invertida, ou seja, quando é outono no norte, é primavera no sul, e vice-versa.
No Hemisfério Sul, o outono começa no dia 20 (ou 21) de março e se encerra no dia 20 (ou 21) de junho. Já no Hemisfério Norte, o outono começa no dia 22 (ou 23) de setembro e acaba no dia 21 (ou 22) de dezembro.
Características do outono
Por ser uma estação de transição entre verão e inverno, o outono possui características de mudanças entre essas estações, sendo mais percebido em localidades de médias latitudes.
De acordo com o CPTEC, a primeira característica está na duração de dias e noites. No início da estação, tanto o dia quanto a noite possuem a mesma duração, processo conhecido como equinócio de outono, havendo luminosidade solar igualitária. Porém, à medida que a estação caminha para o fim, os dias se tornam mais curtos, e as noites, mais longas. No Brasil, o equinócio de Outono de 2023 vai acontecer exatamente no dia 20 de março às 18h25 e termina em 21 de junho.
Essa característica (noites mais longas) se associa com a redução das temperaturas, que ficam mais amenas. A presença de ventos aumenta e índices pluviométricos diminuem gradativamente. A baixa umidade, a redução da luz solar e o aumento de ventos fazem com que haja queda nas folhas de algumas árvores.
A transição entre verão e inverno também é sentida na instabilidade das temperaturas ao longo de uma semana, por exemplo. Pode acontecer de termos dias bem quentes no início da semana e finais de semana mais amenos, com temperaturas mais baixas.
Outono no Brasil
Os estados localizados mais ao sul do país percebem com mais nitidez as características do outono, como a Região Sul, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Entretanto, todo o território nacional presencia mudanças quando chega o outono. A diferença está na intensidade dessas mudanças, que é mais significativa nas localidades sulistas.
Nas regiões Sul e Sudeste, a presença de nevoeiros durante as manhãs se torna comum no outono e no inverno. Há a redução significativa das chuvas em todo o Centro-Sul (Sudeste, Centro-Oeste e Sul) do país, caracterizando a entrada do inverno, uma estação tipicamente seca no Brasil.
Os estados dessa região presenciam diminuição da temperatura, com dias e noites mais amenos (entre 12 ºC e 18 ºC de média), devido à entrada de massas de ar frias. Em algumas serras da Região Sul, pode até nevar.
É durante o outono que ocorre a friagem na Amazônia, fenômeno climático que ocasiona a queda brusca de temperaturas em toda costa oeste do Brasil. Esse fenômeno decorre da massa polar atlântica, que adentra o território brasileiro durante o outono.
No extremo norte das regiões Norte e Nordeste, há o início do período chuvoso, com índices que podem ultrapassar 700 mm.
Estação das Frutas
Como o outono é conhecido pela redução das temperaturas em algumas localidades, essa média termal amena é ideal para o cultivo de plantas próprias desse tipo climático. Assim, nessa época, determinadas frutas são mais facilmente encontradas e ficam mais baratas do que em outras épocas do ano.
Confira algumas frutas mais comuns no outono do que em outras estações.:
Abacate, Banana, Caqui, Coco, Figo, Goiaba, Graviola, Kiwi, Laranja, Limão, Maçã, Mamão
Manga, Maracujá, Melão, Pera, Pinha, Tangerina, Uva.
Período de Introspecção
O outono marca ainda as etapas de transformação da vida, a reciclagem dos elementos da Natureza e, também, das emoções humanas. Inicia-se neste momento uma fase de transição, que se completa no Inverno, quando todos sentem a tendência de hibernar. No Outono, as pessoas se tornam introspectivas, mais desejosas de se abrigar nos seus refúgios, inclinadas a buscar a meditação.