Número de reclamações contra a plataforma de venda de pacotes de turismo chega a 7 mil no primeiro trimestre. No ano passado todo, foram 12 mil.
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, determinou, na segunda-feira,24, a abertura de processo administrativo sancionador contra a empresa Hurb, antiga Hotel Urbano, por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma.
Damous afirmou que a situação dos clientes da empresa é “inaceitável”, e o processo é uma medida importante para coibir práticas abusivas no mercado de turismo, garantindo transparência e respeito aos direitos do consumidor.
A decisão da Senacon, secretaria da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi tomada em razão do aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses deste ano, foram mais de 7 mil queixas, contra 12 mil registradas em todo o ano de 2022.
Dentre as medidas que a Secretaria pode adotar figura a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – incluindo também a suspensão das atividades da empresa.
Nos últimos meses, aumentou expressivamente o número de relatos de clientes que tiveram problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de ocorrências inesperadas durante a viagem e hospedagem.
A empresa foi notificada no ano passado sobre as denúncias recebidas e a Senacon pediu esclarecimentos sobre os casos, entretanto, segundo a secretaria, as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores.
Eliana Saraiva, com informações do programa A Voz do Brasil