Indicados para pessoas com intolerância a sulfato ferroso e aos sais orais de ferro, a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estarão disponíveis no sistema público em até 180 dias
O Ministério da Saúde incorporou no Sistema Único de Saúde (SUS) dois medicamentos para tratamento da anemia. A ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estarão disponíveis no sistema público em até 180 dias.
A decisão divulgada na segunda-feira,15, e divulgada pelo programa A Voz do Brasil, ocorreu pós análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, o Conitec.
A ferripolimaltose é indicada para o tratamento de pacientes com anemia por deficiência de ferro e intolerância ao sulfato ferroso. Já a carboximaltose férrica é usada em pacientes adultos com intolerância ou contraindicação aos sais orais de ferro.
As anemias podem ser causadas por deficiências de vários nutrientes, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Os principais sinais e sintomas da doença são: cansaço generalizado; falta de apetite; palidez; menor disposição; e dificuldade de aprendizagem nas crianças.
O Ministério da Saúde reforça que somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios para tratamento.