O Fórum PIX apresentou a agenda de trabalho para implantação da nova modalidade do meio de pagamento. PIX Automático deve entrar em operação em abril de 2024
O Fórum Pix apresentou a agenda de trabalho para implantação do PIX Automático. Segundo o Banco Central, a nova funcionalidade vai permitir que sejam feitos pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Empresas de qualquer segmento e de todos os tamanhos que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o produto.
O lançamento está previsto para abril de 2024 e ainda em setembro deste ano devem ser apresentadas as regras para essa modalidade.
De acordo com o banco, o desenvolvimento do produto é pautado em três pilares: a segurança; praticidade para usuários (pagadores e recebedores); e flexibilidade. A ideia é que múltiplos modelos de negócios possam usar a ferramenta, sejam eles digitais ou estabelecimentos físicos.
A novidade visa ampliar as alternativas disponíveis para que empresas de todos os segmentos recebam seus pagamentos recorrentes.