Requerimento aprovado pela Câmara solicita informações “sobre a possibilidade do Município de Matão voltar receber o sinal de retransmissão da TV Canção Nova”.
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Matão, realizada no dia 20/09/2021, foi votado um requerimento que solicita informações sobre o sinal de retransmissão da TV Canção Nova no município de Matão. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores matonenses.
O autor do requerimento, Everaldo de Carvalho (DEM), considerou que “vários moradores da municipalidade têm procurado este vereador, expondo a dificuldade dos mesmos em equalizar o sinal da TV Canção Nova em nosso município”.
Diante deste problema, e considerando que a TV Canção Nova possui “grande público em nossa cidade e as pessoas estão cobrando muito pela volta da transmissão do canal”, Everaldo direcionou ao Executivo Municipal, “através do departamento competente da municipalidade”, um pedido de informações.
As questões elaboradas pelo parlamentar são as seguintes: “Por qual razão o canal de TV Canção Nova se encontram (sic) fora do ar?”, “Existe a possibilidade de o canal mencionado voltar ao ar e novamente transmitir suas programações diárias?”, e, por fim, “Se sim, qual o tempo e prazo para que os mesmos voltem a funcionar normalmente em nossa cidade?”
A TV Canção Nova é uma rede de televisão brasileira pertencente à comunidade católica Canção Nova. A emissora foi fundada em dezembro de 1989 e pode ser sintonizada em quase todos os estados brasileiros, além de também ser transmitida online. Ela é disponibilizada ainda por satélite e via cabo. Segundo a ANATEL, não existe concessão da emissora no município de Matão.
EMISSORAS ABERTAS EM MATÃO
No que diz respeito à TV aberta, os seguintes canais podem ser sintonizados atualmente no município de Matão: EPTV Central (Globo), TV Cultura Paulista (com os “subcanais” Univesp TV e TV Educação), Record TV Interior (Record), TVM (TV Brasil), TV Clube (Band), RBI, Rede Século 21 (com o “subcanal” Rede Século 21 Educação), SBT Central (SBT), Rede Vida (com dois “subcanais” Rede Vida Educação), RedeTV! e Record News.
Os chamados “subcanais” referem-se ao recurso multiprogramação, que permite que emissoras de TV veiculem conteúdos educativos em canais “extras”, transmitindo grades de programações distintas e simultâneas em até no máximo quatro faixas de programação cada. As emissoras abertas veiculadas em Matão que utilizam este recurso são a TV Cultura, a Rede Vida e a TV Século 21.
Texto: Victor Gandin
Leia também: DEM e PSL avançam em processo de fusão partidária