No último dia 28 de setembro foi realizada assembleia deliberativa e de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, os trabalhadores das empresas Baldan e Marchesan (ambas do segmento de implementos agrícolas) aprovaram a proposta de Data Base/21, com 13,5% de reajuste salarial, Abono de R$ 1.400,00 e a renovação das Cláusulas Sociais e Protetivas por 02 anos.
Outra conquista foi o alcance de mais de 3% de aumento real e abono, que foram asseguradas todas as cláusulas sociais constantes na Convenção Coletiva, constituindo uma das melhores negociações de Data Base no Brasil em 2021. Mais um ponto importante , segundo a categoria , é que nestes acordos foram renovadas todas as cláusulas de proteção contra a Terceirização e Reforma Trabalhista conquistadas em 2017 e que fazem toda diferença aos metalúrgicos da cidade, como exemplo:
– Não terceirização Interna ou Externa da Atividade fim;
– Não utilização de mão-de-obra temporária, de autônomos, de contrato parcial ou intermitente;
– Não realização de acordos individuais de banco de hora, jornada de trabalho, compensação de horas e outros;
– Não utilização de gestante ou lactante em atividades insalubres;
– Continuar realizando as homologações no Sindicato;
– Obrigatoriedade de assistência prévia do Sindicato nos casos de extinção do contrato de trabalho por acordo. As empresas fazem parte do Grupo 2 ao qual pertencem o maior número de trabalhadores da cidade de Matão.
Neste grupo as negociações estão sendo realizadas diretamente entre o Sindicato e as empresas, diferentemente dos demais Grupos Patronais em que as negociações estão sendo realizadas no âmbito estadual junto com a FEM/CUT e demais Sindicatos de Trabalhadores. Essa importante conquista deve motivar os trabalhadores de outras empresas. “Ela mostra que é possível avançar, mas é preciso união e a participação de todos! Vamos juntos nessa luta. Sindicato forte se faz com trabalhadores sindicalizados”, destaca a equipe dirigente do sindicato .
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Matão