Esta semana, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Segurança Pública, Defesa Civil e Habitação, recebeu o Kit de materiais “Operação Verão”, conquistado após superação de vários desafios estipulados pelo Governo do Estado de São Paulo.
O critério para receber o Kit de materiais, exigia que a Defesa Civil do município estivesse organizada, em termos de documentação e sua equipe de brigadistas deveria cumprir várias etapas, estabelecidas pela Resolução CMIL nº 007/610, vinculada a Coordenadoria Geral da Defesa Civil (CEDEC) de 18 de maio de 2015, como por exemplo a realização de treinamentos teóricos e práticos.
“Este ano, tomamos algumas medidas para melhorar a atuação da Defesa Civil do nosso município, como por exemplo a formação da equipe da brigada de incêndio. E isso somado aos treinamentos técnicos e ao uso de paramentos corretos, torna a assistência que o setor dá ao Corpo de Bombeiros, uma ação de combate mais eficiente, diante de várias situações”, considerou o prefeito Cido Ferrari.
A participação da Defesa Civil de Matão, ocorrida no mês passado, na “Operação Chuvas de Verão”, cujo treinamento prático foi realizado na cidade de Itapetininga pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, foi um dos critérios cumpridos com sucesso para o envio do Kit de equipamentos.
“Esses equipamentos são muito úteis para o nosso trabalhado e precisam estar sempre em boas condições de uso, por isso estamos atentos as oportunidades que surgem para conquistarmos novos kits”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite.
Lista dos itens do “Kit Verão”
02 Pluviômetros manuais;
05 rolos de 200 metros de fita zebrada;
01 rolo de 100 metros de lona plástica;
01 colete caracterizado para uso do coordenador municipal de ‘Proteção e Defesa Civil – COMPDEC’;
01 boné caracterizado para o COMPDEC;
Coletes operacionais para agentes de Defesa Civil (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades);
Bonés operacionais para agentes de Defesa Civil (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades);
Capas de chuva amarelas (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades);
Luvas de raspa (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades).
Em caso de emergência ligue no Corpo de Bombeiros 193 ou na Defesa Civil 153.