Objetivo é atender vítimas de violência doméstica
Na noite de segunda-feira, 13, aconteceu a solenidade de inauguração da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Anhanguera de Matão. Na oportunidade, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, esteve presente representando o prefeito Cido Ferrari.
A proposta, além de proporcionar ao alunado dos cursos de Psicologia e Direito a experiência do tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – , o espaço também está integrado ao programa de acolhimento às vítimas de violência doméstica, recentemente criado em Matão.
Implantado em Matão, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal , Poder Judiciário, Polícia Militar, Ministério Público, Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, Conselho Tutelar, OAB e Faculdade Anhanguera, o Programa criado pela iniciativa do Juiz de Direito Dr. Ricardo Rinhel, da Vara Criminal de Matão, visa ofertar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica, por meio desta rede de apoio.
“Parabenizo o trabalho desta instituição que, por intermédio de um projeto educacional, presta serviço de utilidade pública em Matão, essencial para as pessoas que necessitam da assistência, mas que não têm condições financeiras para contratar um profissional destas duas áreas. Também enalteço a contribuição que este trabalho proporcionará à formação dos alunos que, consequentemente, terão uma excelente oportunidade de desenvolver o conhecimento na prática, sob a supervisão dos seus professores”, destacou Márcia Ferrari.
“Esta ferramenta da Anhanguera também atuará com outras demandas da comunidade, trabalhando no sentido de retornar esse conhecimento adquirido à sociedade, sendo também uma possibilidade de aprimorar conhecimento nessa interlocução do trabalho refletindo e sendo refletido pelo social”, explicou Naeli Simoni de Castro, coordenadora do curso de Psicologia.
A Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas estará disponível em horário complementar a OAB para atendimento das vítimas, inclusive daquelas que não se enquadrarem na renda máxima que remunera os advogados, por intermédio do Convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ampliando o horizonte de atendimento.
“A Faculdade Anhanguera mais uma vez, traz um serviço que contribuirá com a sociedade. Além de manter os cursos já conhecidos nas áreas das Engenharias, também tem feito investimentos em Matão nos cursos na área da Saúde, como Psicologia e Enfermagem e, também, no curso de Direito, que agora com a clínica junto do Núcleo terão papel fundamental no acolhimento das vítimas. Mais um trabalho inovador na parceria com os demais órgãos de Matão”, afirmou o diretor da Anhanguera Matão, Luiz Matheus Halley.