Dias atrás o Banco Central divulgou a informação que existe cerca de 8 bilhões de reais disponíveis para 24 milhões de pessoas física ou empresas que estão “ esquecidos “ nos bancos. Esses recursos seriam provenientes de contas que foram encerradas e ficou saldo disponível, parcelas de empréstimos ou tarifas cobradas indevidamente, sobras de fundos de consórcios não reclamados, contas pré-pagas não utilizadas e rateio de clientes de bancos cooperados.
A notícia provocou uma corrida ao site do Banco Central que não suportou o número de acessos obrigando a instituição a tirar do ar a ferramenta de consulta SVR, Sistema de Valores a Receber. A previsão é que o sistema volte a ficar disponível a partir de 15 de fevereiro.
Enquanto isso não acontece vai aqui o roteiro para consulta:
Entre no site do Banco Central e acesse Minha Vida Financeira
Clique Valores a receber. No final da página vai aparecer: Consulta ao relatório Valores a receber. Clique Iniciar consulta e digite o CPF ou CNPJ desejado. Em caso positivo aparecerá.
Caso tenha algum saldo disponível será necessário entrar no portal REGISTRATO, que exige login e senha. Caso não tenha é possível o cadastramento no próprio site do Banco Central. Acessando o portal aparecerão duas opções: * Solicitar aqui no caso de o Banco ter aderido ao sistema do Banco Central. Nessa situação em até 12 dias você receberá o crédito. Se informação for * Solicitar via Instituição será necessário contato com o banco para recebimento que também tem que faze-lo em até 12 dias.
Agora é esperar a normalização do site para pesquisas e conferir.