Jornal foi fundado em 4 de janeiro de 1925
Com certa frequência, a editoria de A Comarca tem percebido comentários – de diferentes setores da sociedade – sobre a admirável resiliência deste jornal perante os desafios impostos pelas diversas formas de mídia que despontaram nos últimos anos; não raramente seguidos de questionamentos sobre como essa resistência ainda é possível.
O primeiro e imprescindível fator é a CREDIBILIDADE conquistada e mantida junto aos leitores ao longo de quase dez décadas. Sem ela, não há veículo de comunicação que perdure, principalmente nos dias atuais, em que parte considerável das informações publicadas carece da rigorosa checagem que o bom jornalismo exige.
A segunda condição fundamental é SINERGIA do Jornal A Comarca com as instituições de todos os segmentos da nossa cidade, como a indústria, o comércio, as entidades assistenciais, as associações e sindicatos, o poder público, os estabelecimentos de ensino, as organizações sociais, culturais e ambientais, a sociedade civil organizada.
Mas a principal razão dessa longevidade, de importância vital, é o CORAÇÃO. É dele que emana o amor pelo trabalho e pela vocação deste jornal em registrar a história e contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Matão. É o coração de todas as pessoas que colaboraram para essa missão que faz A Comarca pulsar em direção aos seus 100 anos.
Neste dia 4 de janeiro, A Comarca entra no último ciclo de 366 dias (ano bissexto) antes de completar o seu Centenário. Ao avistarem a indicação de ANO 100 na linha-data da capa da edição impressa, muitas pessoas poderão se confundir com a efeméride, pois esse histórico veículo de comunicação – decretado como Patrimônio Cultural Imaterial do Município – celebra os 99 anos da sua fundação realizada no dia 4 de janeiro de 1925 pelos irmãos Augusto e Ítalo Ferreira. O esclarecimento para essa questão é simples: quando o jornal foi fundado teve início o seu ANO 1; e quando fez o primeiro aniversário, começou o ANO 2. Desta forma, ao completar 99 anos, inicia-se o seu ANO 100.
Nesta ocasião comemorativa aos 99 anos de A Comarca, em que já destacamos os fundadores Augusto e Ítalo Ferreira, prestamos nossa reverência a Habib Gabriel, Azor Silveira Leite e Paulo Sérgio Gabriel, que nortearam com maestria a linha editorial deste veículo de comunicação por mais de 30 anos. Agradecemos a todos os colaboradores, anunciantes e principalmente ao leitor matonense, razão pela qual continuamos a desenvolver um jornalismo pautado pela ética e pela responsabilidade na missão de bem informar.
Fonte: Jornal A Comarca