Neste ano, a feira que é realizada em Ribeirão Preto (SP), supera expectativas e bate recordes de vendas e quase 200 mil pessoas visitaram os estandes das empresas nacionais e internacionais
Depois de dois anos suspensa em razão da pandemia, a Agrishow, maior feira do agronegócio do país, voltou a ser realizada em Ribeirão Preto (SP), com quebra de recordes. Ao longo dos cinco dias do evento, que encerrou na última sexta-feira, 29, foram gerados negócios da ordem de 11,2 bilhões de reais. Segundo os organizadores do evento, a estimativa foi de 280% a mais do que na última edição, de 2019. O volume de público, de quase 200 mil visitantes, também foi inédito.
Cerca de 800 expositores nacionais e internacionais apresentaram novidades como caminhões autônomos, tratores gigantes e capacetes de realidade aumentada. Os lançamentos de empresas como Bayer, John Deere e Massey Ferguson foram focados em digitalização do campo e agricultura 4.0 para buscar aumentos de produtividade.
Empresários Matonenses fazem parte deste marco
O município matonense levou para Agrishow este ano onze empresas, as quais se destacaram de maneira brilhante, incluindo lançamento de produtos. As empresas participantes foram:
Baldan: No dia 4 de janeiro de 1928, uma família de imigrantes italianos fundou a firma ‘Narciso Baldan & Irmãos’, na cidade de Matão, Estado de São Paulo, Brasil. Este foi o início das atividades do que veio a ser futuramente a Baldan Implementos Agrícolas S/A. Em 1952, a família Baldan fabricou o primeiro disco para arados e grades nacional. A empresa vem desenvolvendo produtos com avançados conceitos de engenharia, que se destinam ao preparo do solo e plantio de diversos tipos de culturas. Atualmente, conta com uma linha ampla e diversificada com mais de 200 produtos, em 2 mil versões voltados a todo tipo de cultura e solo.
Bambozzi: Em 15 de junho de 1910, surgia a primeira versão do que hoje conhecemos como Grupo Bambozzi. Era a Officina Irmãos Bambozzi, fundada pelos irmãos Basílio e Ferdinando, italianos da região de Marche, que chegaram ao Brasil em 1898. Em 1920, a empresa passa a atender na região central da cidade de Matão. Nos serviços, os irmãos também incluem a fabricação de arados, carpideiras, bico de pato para capinar e arar cafezais, carpideira de três enxadas muito leves e outros produtos. Em 1930, a Bambozzi começa a se aproximar da versão difundida até hoje e passa a fabricar geradores de energia, para produzir energia elétrica em sítios, fazendas e até em pequenas cidades. A partir da década de 90, quando o mundo apresenta mudanças e exige cada vez mais tecnologias, o Grupo Bambozzi entra em processo de reformulação e começa a aplicar inovações a cada lançamento de produto, para atender o mercado nacional e internacional moderno e assim segue até a atualidade.
Marchesan: De simples fabricantes de veículos e implementos de tração animal, os irmãos Marchesan passaram a produzir discos para grades e arados, e depois moderníssimos implementos e máquinas agrícolas, para serem tracionados mecanicamente. No decorrer das últimas décadas, a agricultura brasileira sofreu grandes transformações, culturas até então pouco explorados passaram a ter grande importância para o País. A Marchesan S.A. é reconhecida internacionalmente pela resistência e a alta performance de sua vasta linha de produtos destinados a diversos tipos de terrenos e utilizados no preparo e conservação dos solos, no plantio e cultivo de várias culturas
Bussola: Fundada em 25 de outubro de 1963, está presente em mais de 20 países nos 4 continentes produtores de cana-de-açúcar. A Bussola é composta por uma equipe de profissionais dedicados à industrialização de componentes para colheitadeiras de cana-de-açúcar e o resultado de todo trabalho no decorrer desses anos colocou a empresa em posição de destaque e líder no mercado sucroenergético.
AgroMatão: Há vinte anos nascia a AGROMATÃO, fundada por profissionais com mais de quatro décadas de experiência no ramo agrícola, a empresa começou desenvolvendo soluções em projetos de máquinas e implementos, se destacando posteriormente no segmento de colheita mecanizada de cana-de-açúcar e preparação de solos. Hoje a empresa oferece soluções avançadas em máquinas para preparo de solo e peças para colheita mecanizada de cana-de-açúcar,
Matão Equipamentos Industrias Agrícolas: Há décadas no mercado, a Matão Equipamentos vem há muito tempo atenta ao mercado agrícola e a sua competitividade, investe em qualidade e reúne em seu processo de fabricação máquinas e equipamentos que possuem a mais moderna e avançada tecnologia. O resultado são produtos resistentes, seguros, eficazes, de alta qualidade e performance.
ATA Antoniosi: Foi fundada em dezembro de 1997 na cidade de Matão, Estado de São Paulo, polo de grandes indústrias do setor agrícola. Atenta às necessidades dos seus clientes, vem acompanhando o desenvolvimento do setor canavieiro, tornando-se uma das principais empresas que produzem implementos para a cultura da cana-de-açúcar. Iniciando suas atividades em uma pequena fábrica, produzia máquinas hidráulicas e apenas um modelo de carreta transbordo, mas sempre pautado nos mais modernos métodos de pesquisas e desenvolvimento. Responsável por várias patentes de produtos, dentre elas o inovador sistema de cabeçalho descentralizado o qual evita o pisoteio das linhas de plantio, preservando as soqueiras da cana, diminuindo a compactação e aumentando a sua produtividade.
Civemasa Implementos Agrícolas: A Civemasa foi fundada por iniciativa de grupos usineiros de Araras e região, com o objetivo de realizar assistência técnica a veículos nacionais e importados. Era o ano de 1957. Em desenvolvimento constante do mercado e a busca por novas áreas de atuação, a Cinemas incorporou, em 1967, a empresa EPEMA, tornando-se desenvolvedora e produtora de implementos agrícolas para preparo do solo, plantio e cultivo da cana-de-açúcar. A Civemasa, incorporada ao Grupo Marchesan, expandiu sua produção com a fabricação de uma linha completa de implementos agrícolas para preparo e conservação do solo direcionados a todo tipo de cultura.
EcoPower: A EcoPower teve início com uma estrutura familiar em Barretos (interior de SP) em 2013, acompanhando o desenvolvimento, evolução e velocidade das tecnologias de geração de energia solar no Brasil. Após entender como funciona a energia solar, os fundadores Anderson Oliveira e Náchila Oliveira passaram a acompanhar o novo ciclo criado no Brasil da produção de eletricidade por meio de painel solar fotovoltaico e ingressou no mercado apostando no segmento de energia solar, seguindo firme na proposta de difundir a técnica de instalação de painel solar que foi ganhando reconhecimento na região de Barretos e em Goiás. Hoje a empresa está presente e atuando em 26 estados do Brasil + DF, e recentemente inaugurou a sua loja na cidade de Matão.
JLS MÁQUINAS: Com o objetivo de trazer inovação e eficiência em uma só marca, nasceu a JLS Máquinas. Empresa especializada na criação e desenvolvimento de máquinas no ramo industrial e agrícola, que carrega a expertise de seus fundadores nas áreas de projeto e montagem de máquinas com mais de 30 anos de mercado. Localizado no distrito industrial de Silvânia, ao lado do município de Matão, interior de São Paulo, conta com um parque industrial de 3.000 m² e área total de mais de 9.000 m².
Por meio de visita técnica, outras empresas de Matão marcaram presença na Agrishow 2022, como por exemplo, Imece, Brasilux, Citrosuco, Cadiolli, dentre outras de mesma importância. A todas, a equipe do Portal Matão Informa parabeniza pelo sucesso e registra os cumprimentos por fazerem parte do desenvolvimento e expansão do agronegócio, tanto no Brasil como em âmbito internacional.