Ana Mondini visita Memorial Cairbar Schutel

Campanha “Natal do Bem” é iniciada em Matão
12 de novembro de 2022
Alesp aprova destinação de mais recursos a municípios com melhor desempenho na educação
12 de novembro de 2022
Exibir todos

Ana Mondini visita Memorial Cairbar Schutel

Foto: AIC

Presidente da Câmara estuda a elaboração de Projeto de Lei em prol da história de Matão

Na manhã de terça-feira (08), a presidente da Câmara, vereadora Ana Mondini, visitou as instalações do Memorial Cairbar Schutel. O memorial fica localizado na Avenida 28 de Agosto, na antiga residência do líder espirita. Fundado em novembro de 2013, a idealização do memorial teve como coordenação de todo o projeto a historiadora Larissa Rizzatti Gomes e a montagem do espaço pela agência de publicidade e propaganda Tg3 Comunicação. É importante enfatizar que Cairbar Schutel foi o primeiro prefeito e também primeiro presidente da Câmara, instituído no município de Matão.

Ana Mondini ficou encantada com o memorial. “Cairbar é sinônimo internacional da divulgação da doutrina espírita, também foi farmacêutico, empresário, atuou como político em nossa cidade, responsável por inúmeras benfeitorias do município e por um grande legado de bondade. Me encantei com o espaço, e também pela repercussão positiva que obtive nas redes sociais, muitas pessoas querendo saber como funciona para visitar o memorial, já estou estudando a criação do projeto de Lei para que os estudantes do ensino fundamental e médio, conheçam a história do município, incluindo a visitação do memorial que conta a história de Cairbar. Quero muito agradecer a Sra. Lucia Helena Bambozzi Marchesan por ter me guiado durante visita no memorial”, disse Ana.

Memorial

Inaugurado no ano de 2013, o projeto desenvolvido para sua estruturação e montagem durou cerca de nove meses, período que envolveu as etapas de curadoria, pesquisa, higienização do acervo e concepção do espaço expográfico. O acervo contém livros, material farmacêutico (frascos de remédio e instrumentos farmacêuticos), objetos de uso pessoal, fotografias, correspondências, cadernos de anotações, cadernos de atas, documentos oficiais, a história do jornal “O Clarim” e da RIE e livros de registros.

A partir deste material, o espaço foi dividido em salas temáticas, que expõem, em cada ambiente, a produção intelectual de Cairbar Schutel; o trabalho como divulgador da Doutrina Espírita, que compreende a fundação do jornal “O Clarim” e da “Revista Internacional de Espiritismo”, além dos livros por ele escritos; sua atuação social, com a Farmácia Schutel e as obras de caridade; um ambiente que apresenta a linha do tempo de sua história de vida e atuação política; seu dormitório, mantido na localização original e mobiliado com as peças originais, e, por fim, a sala principal que apresenta a relação de Schutel com a Doutrina Espírita.

O Memorial fica localizado na Av. 28 de Agosto, Nº 780, Centro, e está aberto à visitação pública, mediante agendamento prévio. Caravanas podem solicitar agendamento também aos finais de semana. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (16) 3382-1066, em horário comercial, ou através do e-mail lucia@oclarim.com.br.

Deixe uma resposta