Documento contém dados que devem ser informados na declaração do Imposto de Renda. Prazo de envio dos dados para a Receita Federal é 31 de maio
Os segurados do INSS que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal podem solicitar o informe de rendimentos no site ou portal Meu INSS.
Vale reforçar que o prazo de envio é 31 de maio. A plataforma pode ser acessada, inclusive, pelo celular por meio de login e senha de acesso ao Gov.br, que concentra todos os serviços do governo federal. O documento também pode ser solicitado no banco onde o segurado recebe o benefício.
A declaração deve ser enviada por todos os beneficiários do INSS que receberam valores de aposentadoria e pensão superiores a R$ 28 mil 559,70 em 2022. O instituto lembra que a faixa de isenção de 2022 era de R$ mil 903,98.
O informe de rendimentos, também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários. Além de informar o valor do Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte, o demonstrativo comprova o recebimento de benefícios durante o ano-base.