Antes de contratar crédito, os clientes devem definir a destinação do valor emprestado ou o produto a ser adquirido, buscando as melhores taxas e a utilização do valor de forma assertiva.
A CAIXA lançou, nesta terça-feira, 11 de outubro, o Consignado Auxílio, crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.
A prestação máxima do Consignado Auxílio poderá ser de até 40% do benefício base. A vice-presidente de Negócios de Varejo, Thays Cintra, detalha que o valor máximo da prestação pode ser de até 40% do valor do benefício. “Esse valor do empréstimo pode ser parcelado em até 24 meses, a nossa taxa de juros é 3,45% e o valor mínimo é de R$15. Nós não cobramos nenhuma tarifa de abertura, nem qualquer tarifa administrativa para conceder esse crédito. As prestações são debitadas de forma automática no benefício e ele [beneficiário] recebe durante aquele prazo do empréstimo, o valor do empréstimo reduzido.”
Os clientes podem contratar o empréstimo pelo aplicativo CAIXA Tem, como explica o vice-presidente da Rede de Varejo da CAIXA, Júlio Volpp, e segundo ele, para o conforto do beneficiário, ele pode entrar no aplicativo que já está acostumado a fazer uso – tanto para o Auxílio Brasil, quanto para outros benefícios que ele tenha – e pode entrar na conversa que chama ‘empréstimo’ e, nessa conversa, ele tem acesso, pode fazer simulação, pode ver a parcela, pode ver o valor do crédito e finalizar, portanto, a contratação por meio do aplicativo CAIXA Tem.
A contratação do empréstimo também pode ser feita nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA.
O crédito é realizado na mesma conta em que o cliente recebe o benefício. As prestações são debitadas diretamente no benefício, reduzindo o valor a ser recebido mensalmente durante o prazo de vigência do contrato. O vice-presidente de Governo em exercício, Tiago Cordeiro, explica que para todos os contratos a serem firmados até o dia 31 de outubro, o primeiro desconto acontecerá na folha de novembro.
Segundo Cordeiro, a partir do dia 8 de novembro, as informações do valor líquido das parcelas estarão disponíveis nos aplicativos Auxílio Brasil e CAIXA Tem, onde o beneficiário vai poder consultar qual é o valor da parcela descontado o valor que ele tem retido referente à consignação.
Segundo a CAIXA, podem contratar o empréstimo consignado clientes com o benefício ativo e que estejam recebendo há mais de 90 dias.
De acordo com a presidente da CAIXA em exercício, Danielle Calazans, o banco orienta aos seus clientes sobre a importância de se utilizar o crédito de forma consciente. “Entendemos que é uma linha que tem juros menores, uma taxa diferenciada, e trabalhamos com crédito consciente. Essa é a nossa missão aqui, como banco público, como banco de todos os brasileiros. E quando a gente troca uma dívida mais cara por uma dívida mais barata e trabalhamos a educação financeira, entendo que a gente atende o nosso propósito e a nossa missão social.”
A orientação do banco é que, antes de contratar crédito, os clientes devem definir a destinação do valor emprestado ou o produto a ser adquirido, buscando as melhores taxas e a utilização do valor de forma assertiva.
O beneficiário que solicitar o Consignado Auxílio também vai contar com dicas de educação financeira no site da CAIXA, para ajudar no controle das finanças.
Fonte: CAIXA FEDERAL