Prestes a completar 95 anos de atividades, empresa credita esse resultado à eficiência de gestão e investimento na diversificação dos produtos
O jornal Valor Econômico divulgou neste mês de setembro o tradicional ranking das 1000 maiores empresas de 2021, e os destaques em 27 setores nas cinco regiões do país. A empresa Baldan Implementos e Máquinas Agrícolas é, mais uma vez, um dos nomes listado e, desta vez, os destaques, no ranking Mecânica, são apontados pela sua Margem Ebitda (Ebitda sobre a receita líquida) de 28,3%, e pela Rentabilidade (lucro líquido sobre patrimônio líquido) de 113,1%, ocupando o 1º lugar, em ambos quesitos, entre as dez melhores colocadas no segmento.
A relevância da Baldan também foi notada devido a sua Evolução da Receita Líquida, que analisa a variação média nos últimos cinco anos e ocupou a segunda colocação, com uma evolução acima de 28% ao ano. Foram analisados e destacados ainda a Receita Líquida anual, que totalizou mais de R$ 1 bilhão em vendas líquidas ao longo de 2021, e a Alavancagem Financeira da empresa. Ainda, de acordo com a publicação, na classificação final do segmento Mecânica, a Baldan ocupa a terceira colocação.
Esses números comprovam o sucesso da gestão da empresa, que concentra investimentos em tecnologia no parque fabril e em seus produtos. A empresa não parou durante a pandemia, aproveitando o período para desenvolver novos implementos e maquinários voltados para o preparo de solo, além de plantadoras, graneleiros, pulverizadores e inovações que fazem parte da nova estratégia de negócios da Baldan.
“O auge da pandemia de Covid-19 se deu em 2021, mas durante todo o seu período, fomos além de todos os protocolos de segurança, o que nos permitiu a continuidade de nossas atividades sem problemas e ainda com investimentos na diversificação e dimensionamento de produtos. Esse resultado só confirma a competência de nossa equipe em fabricar com eficiência e levar valor para o nosso cliente e produtor rural. Estamos numa curva crescente e prestes a completar 95 anos, o que demonstra a nossa solidez e confiabilidade”, avalia o diretor superintendente da Baldan, Celso Antônio Gusmão Ruiz.
Segundo a publicação do jornal Valor Econômico, os fatores como commodities em alta, aumento do resultado operacional e menor despesa financeira garantiram um aumento real, descontada a inflação, de 266% no lucro das 1000 maiores empresas do ranking. Para chegar à classificação, 1.069 empresas foram analisadas pelo Valor e os parceiros Serasa Experian e FGVCef/ EAESP/FGV SP.
A Baldan Implementos Agrícolas
Fundada inicialmente como “Narciso Baldan & Irmãos” em 4 de janeiro de 1928, por uma família de imigrantes italianos, em Matão, no estado de São Paulo, a Baldan Implementos Agrícolas S/A fabricou o primeiro disco para arados e grades nacional. O pioneirismo quebrou a dependência dos produtos importados e contribuiu para o desenvolvimento da agricultura do País, incentivando a prática de novos métodos e técnicas de produção. Instalada em um moderno parque industrial de 256 mil m², dos quais 65 mil m² de área construída, a Baldan desenvolve produtos com avançados conceitos de engenharia que se destinam ao preparo do solo e plantio de diversos tipos de culturas. Atualmente a empresa tem uma linha ampla e diversificada com mais de 200 produtos, em 2 mil versões voltadas para todo tipo de cultura e solo.
Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial/Jornal Valor Econômico