Expectativa da Aneel é de que a bandeira siga verde durante todo 2023, mantendo o resultado verificado desde abril do ano passado
A conta de energia dos consumidores, no mês de maio, não terá valor adicional por causa das condições favoráveis para a geração no país.
De acordo com o programa A Voz do Brasil, a manutenção da bandeira tarifária verde para este mês foi anunciada na sexta-feira, dia 28 de abril, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esse cenário permanece inalterado desde abril do ano passado.
A medida reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. De acordo com a Aneel, o nível de armazenamento atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
A ANEEL atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias. A expectativa da Agência é de que durante todo o ano 2023 as bandeiras amarela e vermelha, com custos adicionais na conta de luz, não serão acionadas.