Projeto “Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo” foi desenvolvido em parceria da agência de promoção do turismo internacional da Angola com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
A criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro pretende aproximar Angola e Brasil. O projeto “Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo” foi concebido em parceria entre a Infotur – a agência de promoção do turismo internacional da Angola, e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Para além da criação dos roteiros turísticos, as metas envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital. A expectativa é que o projeto seja totalmente implementado até 2027 o projeto.
“Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo” terá apoio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, que também deve criar uma coordenação de afroturismo para valorizar a riqueza e a diversidade cultural de raiz africana no Brasil, além de fortalecer o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda.
Eliana Saraiva, com informações da Agencia Nacional de Noticias