Os países convidados são aqueles considerados relevantes e inovadores à economia global; desde que Bolsonaro assumiu a presidência, o país não é convidado
A Alemanha, país que preside o G7, anunciou no inicio desta semana os países convidados para a próxima cúpula do grupo, em junho. O Brasil, pela terceira vez consecutiva não foi convidado.
Os países que foram convidados são: África do Sul, Índia, Indonésia e o Senegal. O G7 é composto por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Canadá.
Anualmente a cúpula dos países mais ricos convidam países que apresentam relevância no cenário internacional. Ou seja, o Brasil, hoje, é tratado com um país irrelevante em termos de inovação.
A última edição do G7 foi realizada em 2021 no Reino Unido, foram convidados: Austrália, Índia, África do Sul e Coreia do Sul.
O presidente Jair Bolsonaro tinha certeza de que o Brasil seria convidado para o G7 em 2020, pois, à época Donald Trump presidia os EUA. Mas, por causa da pandemia o encontro foi adiado e o Brasil descartado da lista.
Em 2019, após o atrito entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente Bolsonaro, o Brasil também ficou de fora. O governo brasileiro foi duramente criticado por Macron por conta do desmatamento da Amazônia.
O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre decisão do G7.
Com informações da Voz do Brasil