Reconhecimento é da revista norte-americana Forbes e na quinta-feira, 3, o anuncio foi feito pelo Ministério do Turismo.
O Brasil é o melhor país para os viajantes que gostam de ecoturismo. O reconhecimento é da revista norte-americana Forbes. Na quinta-feira, 3, o Ministério do Turismo divulgou o ranking.
A lista da Forbes Advisor confere uma nota de 94,9 ao Brasil, muito à frente de países como México (86) e Austrália (84), respectivamente o segundo e o terceiro colocados na seleção.
Segundo a Forbes Advisor, o Brasil foi apontado como líder em biodiversidade entre todos os destinos avaliados, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas, além de abrigar o Complexo de Conservação da Amazônia Central, voltado à proteção de exemplares ameaçados de extinção.
Segundo o Ministério do Turismo, há uma série de iniciativas do Governo Federal para o ecoturismo, como a participação no Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia. De acordo com o plano, cabe ao ministério incentivar e fomentar o ecoturismo e o turismo regenerativo como estratégias de desenvolvimento econômico e regional, com a devida conservação ambiental e o uso sustentável de recursos naturais.
Além disso, por meio da Rede Trilhas, Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, o MTur, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio buscam estimular o ecoturismo, gerar oportunidades de emprego e renda e promover os percursos como instrumentos de conservação.
Atualmente, há 7 trilhas reconhecidas com quase 2 mil quilômetros e outras 10 com pouco mais de 2 mil e 500 quilômetros que seguem em processo de reconhecimento.