Encontros ocorrem de 21 a 24 de junho , no Itamaraty.
O Brasil sedia, de 21 a sexta-feira,24, uma série de reuniões entre países latino-americanos e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo das economias mais industrializadas do planeta. A Semana Brasil-OCDE, realizada no Itamaraty, em Brasília, engloba vários eventos sobre políticas econômicas, educação e produtividade no Brasil e na América Latina.
O presidente Jair Bolsonaro e o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann abriram o evento. No período da manha ocorreu uma reunião fechada com objetivo de discutir o plano de adesão do Brasil à OCDE, aprovada no último dia 10 em Paris.
O primeiro evento da maratona de reuniões foi o Fórum Brasil-OCDE, que discutiu políticas sobre a agenda de reformas do Brasil. Durante esta quarta-feira, 22, essa temática também acontece, como sequencia do ento do dia 21 de junho.
O governo brasileiro apresentou os principais resultados de projetos em curso para que o país cumpra os critérios de adesão à OCDE nos seguintes tópicos: questões e tendências econômicas, governança corporativa, revisões de marcos regulatórios, educação, saúde, governança pública, comércio e agricultura.
Segundo o Itamaraty, durante o fórum ocorreu o lançamento de um projeto financiado pela União Europeia para apoiar a recuperação da Brasil da crise econômica, com foco na agenda de crescimento verde.
Educação e produtividade
Também nos dia 21 e 22 de junho, o Programa Regional da OCDE para a América Latina e o Caribe promovem uma conferência com ministros da Educação do continente latino-americano.
Os ministros discutem a possível reformulação do conteúdo de aprendizagem e novas abordagens pedagógicas, a reconfiguração de espaços de ensino e aprendizagem para estimular a colaboração e a inovação. Também será debatido o uso da tecnologia para promover melhorias e o investimento eficiente de recursos educacionais.
Na quinta 23 e na sexta-feira,24, haverá a 4ª Cúpula Ministerial sobre Produtividade. O evento será organizado conjuntamente pelo governo brasileiro e pela OCDE, com apoio do Fórum Global de Produtividade da OCDE. A Semana Brasil-OCDE se encerrará, na sexta à tarde, com uma reunião do Grupo Diretor do Programa Regional. O grupo diretor reúne-se duas vezes por ano, uma em Paris, onde fica a sede da OCDE, e uma na América Latina ou no Caribe.
Troca de comando
A reunião do grupo diretor conta com representantes de todos os países da OCDE e da América Latina que participam do Programa Regional. Na ocasião, o Brasil e o México transferirão a copresidência do grupo diretor para a Colômbia e um outro país latino-americano a ser confirmado.
O encontro também tem a presença de outros órgãos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Confederação Andina de Fomento (CAF) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outros organismos regionais.