Goleada deixa o Brasil na liderança isolada do Grupo F . Partida foi realizada em Adelaide, na Austrália, e contou com três gols de Ary Borges e outro de Bia Zaneratto.
O Brasil estreou na Copa do Mundo de futebol feminino na segunda-feira, 24, com o pé direito. A seleção brasileira venceu o Panamá por 4 a 0, com gols de Ary Borges (3x) e Bia Zaneratto.
O show ficou por conta da meia Ary Borges, responsável pelos três dos quatro gols do Brasil. O resultado levou a Seleção à primeira posição de sua chave, com três pontos. França e Jamaica vêm logo atrás, com um, e o Panamá é o lanterna.
Logo no primeiro lance, quase o primeiro do Brasil: em boa investida pela esquerda, Adriana apareceu livre para chutar, mas a goleira Bailey apareceu para salvar. O Brasil segue no domínio da partida, jogando no campo do Panamá e criando boas oportunidades de gol.
E aos 19 minutos, o Brasil abriu o placar: em boa trama de Tamires e Debinha, Ary Borges marcou, de cabeça, o primeiro gol da Seleção na Copa.
O time brasileiro seguiram mandando na partida. Com maior posse de bola, a Seleção Brasileira seguiu com tudo em busca do segundo gol e, em mais uma boa jogada pela esquerda, Tamires deixou Ary Borges prontinha para marcar o segundo, no rebote da goleira Bailey, aos 40 minutos, levando o Brasil com a vantagem de 2 x 0 para a segunda etapa.
Segundo tempo
A Seleção voltou no mesmo ritmo para a etapa final. E transformou a vitória em goleada. Após grande jogada que resultou em passe de calcanhar de Ary Borges para Bia Zaneratto, o Brasil marcou o terceiro, em um golaço, logo aos dois minutos do segundo tempo.
Aos 24 minutos, Geyse levantou na cabeça de Ary Borges, que registrou seu terceiro gol no jogo e o quarto do Brasil. A Seleção até tentou o quinto gol, mas o placar ficou mesmo no 4 x 0, e a liderança do Grupo F assegurada.
A Rainha Marta entrou em campo no segundo tempo pela sexta Copa do Mundo. A camisa 10 da Seleção Brasileira substituiu a artilheira da partida Ary Borges, que marcou um hat-trick na goleada de 4 a 0, no estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália.
Com a partida de segunda-feira, 24, Marta chegou a 187 jogos pela Seleção e tem 122 gols marcados. Ela é a maior artilheira de Copas do Mundo, incluindo o Mundial Masculino, com 17. Ela pode se tornar o primeiro atleta a balançar as redes em seis Copas – a jogadora Christian Sinclair, do Canadá, também pode atingir a marca.
A detentora do maior número de Copas no currículo é Formiga, com sete, seguida pela Rainha Marta. Em Mundiais masculinos, participaram de quatro edições Pelé, Cafu, Ronaldo Fenômeno, Emerson Leão, Djalma Santos, Nilton Santos e Castilho.
Após a goleada do Brasil sobre o Panamá por 4 a 0, em Adelaide, a técnica Pia Sundhage teceu elogios à atuação da Seleção. Disse que a equipe se saiu muito bem, com personalidade, atitude, e fez questão de ressaltar a qualidade das jogadoras brasileiras, admitindo que isso pode ser um diferencial na Copa do Mundo.
Ao mesmo tempo, a técnica Pia entende algumas dificuldades na sequência da competição, e assim, a treinadora deixou clara a necessidade de redirecionar o foco da equipe para o confronto com a França; jogo este mais esperado do Grupo F da Copa do Mundo.
O Brasil volta a campo no sábado (29/7), às 7h, para duelo contra a França.