Debate contou com a participação de vereadores, profissionais da segurança pública, representantes do executivo e instituições escolares, além de pais e responsáveis
A sensação de insegurança nas escolas, devido aos recentes casos de violência registrados em várias cidades do Brasil, deu origem ao debate da Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Matão, na noite desta quarta-feira (26).
Para o presidente da Câmara, China Calabres, que também presidiu a audiência, é muito importante reunir profissionais da segurança pública, educação e poder executivo para discutir ações que visem deixar os pais seguros ao levarem seus filhos paras as escolas e creches do município. “Desde o ataque em Blumenau, a Câmara de Matão vem se preocupando em discutir ações em prol da segurança nas escolas, não só no âmbito municipal, como também no estadual e federal. Já nos reunimos com o prefeito Cido Ferrari, deputados e secretários para solicitar ações de curto, médio e longo prazo”, afirmou.
As autoridades que participaram da mesa de debates foram o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Wilian Bassi, representando o Prefeito Municipal, Cido Ferrari, a Diretora do Departamento de Educação, Claudionice Pereira Belintani, representando o Secretário de Educação, o Dirigente Regional de Ensino de Araraquara, Prof. Paulo Pereira da Silva, e Delegado da Polícia Civil, Dr. Alfredo Gagliano Junior e Comandante da 4º Companhia de Polícia Militar, Capitão Adriano Rodrigo Lopes.
Já na extensão da mesa estiveram presentes o Diretor da Guarda Municipal, Wanderley Rinco, a Presidente e a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Rita Fonseca e Telma Aparecida Trindade Miranda, a Diretora do Conselho Tutelar, Ellen Ricci, a Presidente do Concriama (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Fabiana Scardoelli, representantes da OAB, Dr. Fábio Aparecido Alberto e Dra. Fabiana Frigo Pires, o Presidente do Conseg – Conselho Municipal de Segurança Pública, Osmar Inocêncio da Costa e a representante da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, Neusa Ribeiro, além do Delegado da Polícia Civil, Dr. Francisco de Assis Martins.
Durante as explanações, foram apresentadas as ações que já estão sendo realizadas através do Governo Estadual e Federal, como o Programa Escola Segura, canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública; aplicativo para celular ‘190 SP’, criado pela Polícia Militar e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que conta com um ‘Botão de Emergência’, facilitando a comunicação de ocorrências suspeitas nas unidades escolares à PM; contratação de psicólogos e seguranças particulares para escolas que passam por problemas; reforço no policiamento, por meio do programa ‘Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho (Dejem)’. Já o executivo municipal assinará a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Vigilância e também lançará o projeto Monitora Matão – Cidade Inteligente, além de informar que as 28 unidades escolares da rede municipal terão instalação de câmeras de monitoramento e que algumas escolas estão passando por reformas e melhorias. Estão sendo realizadas ações em conjunto com a Guarda Civil Municipal e professores da rede municipal de educação para que os alunos se sintam seguros dentro do espaço escolar.
Participaram ainda da audiência os vereadores Ana Mondini, Haroldo Gago, Everaldo de Carvalho, Policial Carmo, Jonas Garcia, Cido Motos, Dr. Pelanca e Davison Sensei.
Fonte: AIC