O ato de inauguração foi realizado durante a sessão de segunda-feira (05)
Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Câmara de Matão inaugurou durante a sessão ordinária de segunda-feira (05), a galeria dos vereadores que estão legislando no ano do Bicentenário da Independência do Brasil. O Projeto de Resolução nº 007/2022, de autoria dos vereadores Luiz Francisco Fernandes (Dr. Pelanca) e do vereador Davison Todadori (Davison Sensei), regulamentou a criação da galeria dos vereadores do Bicentenário da Independência, que está instalada nas dependências do plenário “Vereador Aldo Gorgatti”.
A presidente da Câmara falou da importância de se comemorar os 200 anos da independência do Brasil, além de se preservar a memória e valorizar a história de um país tão grande como o nosso. “O 7 de Setembro faz parte da memória coletiva de todos os brasileiros e precisa ser comemorado com os sentimentos de alegria e amor ao Brasil. Infelizmente, muitos ainda não valorizam a história do país como deveriam. Tanto a população quanto os governos precisam se interessar mais pela manutenção e valorização de nossa história perante a sociedade, para que os valores históricos do nosso país não se percam com o passar do tempo”, reforçou Ana Mondini.
Outra ação em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, é que a fachada do prédio do Legislativo matonense ficou iluminada nas cores verde e amarela durante toda a semana. O objetivo é chamar a atenção das pessoas que passam em frente à Câmara Municipal para uma das datas mais importantes em nosso país, pois remete simbolicamente a nossa consolidação como uma Nação Independente, dando início a um novo período econômico, cultural e histórico ao Brasil.
Vale lembrar que o Bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data comemorada para a independência do Brasil é de 7 de setembro de 1822, ocasião em que ocorreu o evento conhecido como “Grito do Ipiranga”, às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822; e o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.