Projeto reúne jovens de 12 a 22 anos com visando incentivar a participação ativa da juventude no Poder Legislativo Municipal
A 3ª edição do Parlamento Jovem Matão foi oficialmente iniciada na tarde da última sexta-feira (28). A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Cido Ferrari, do presidente da Câmara, vereador China Calabres, da Especialista em Responsabilidade Social, Margareth Ribeiro da Silva, além dos vereadores Ana Mondini, Luiz Pelanca, Davison Sensei e Policial Carmo.
Os presentes destacaram a importância da participação ativa dos jovens na política e deram as boas-vindas aos alunos. “Primeiramente gostaria de parabenizar a força e a mobilização com que os jovens de Matão se organizaram para que o Parlamento Jovem acontecesse neste ano. Nesta edição teremos novidades como a criação de partidos fictícios, eleição da mesa diretora, participação dos suplentes. Tudo com o objetivo de proporcionar a real experiência da rotina do legislativo e dos vereadores. Ouvir a juventude é primordial para o desenvolvimento do nosso município. A Câmara de Matão está à disposição para que essa experiência seja marcante para todos vocês”, disse o presidente, vereador China Calabres.
“Queridos vereadores do Parlamento Jovem, vocês são fundamentais para nossa sociedade, desejo a vocês um grande mandato”, desejou a vereadora Ana Mondini, autora da propositura que instaurou Parlamento Jovem no município de Matão.
Em nome dos jovens parlamentares, os alunos Giovana Cristina Rodrigues, da ETEC, e Gabriel Henrique da Silva Rocha, do Projeto Pescar, agradeceram a oportunidade e se mostraram bastante otimistas com o projeto. “Agradeço as autoridades por ouvirem nossa voz. Que em parceria com todos vocês possamos sempre melhorar a convivência na cidade de Matão”, afirmou a Jovem Parlamentar Giovana.
Além de entender como funciona o PJ, os debates e as viagens programadas, os 24 jovens parlamentares indicados pelas escolas e instituições do município, tiveram a oportunidade de se apresentarem e conhecerem os diretores da Câmara, além dos representantes da Comissão do PJ 2023, que acompanharão os jovens durante o desenvolvimento das oficinas e dinâmicas.
Parlamento Jovem é o exercício da Democracia na prática . Quando os jovens que o constituem são eleitos nas escolas ou entidades que trabalham com as juventudes trazem a responsabilidade de levar para a Câmara Municipal as demandas, as dores, as necessidades que enfrentam. Buscam trazer para o legislativo reflexões que possam contribuir para a definição de políticas públicas que deem respostas às suas demandas. O PJ é a representação das juventudes matonenses. Ao ser plural e diverso nos vários marcadores sociais: raça, gênero, credo, orientação sexual, condição econômica, PcD , entre outros o PJ cria condições para lutar por uma sociedade mais justa e diversa. O prêmio da ONU consolida a trajetória construída pelas juventudes e pela rede de apoio que se formou para a sustentação e defesa da cultura democrática. Lideranças jovens discutindo os rumos das políticas públicas “De jovem pra jovem” e influenciando o legislativo municipal é motivo de orgulho. Ter contribuido com essa trajetória é o meu legado.
Os encontros do Parlamento Jovem Matão 2023 serão realizados às sextas-feiras, a partir das 13h, nas dependências da Câmara Municipal. Após o ciclo de aulas, previstas para ocorrerem até dezembro, os participantes, divididos em partidos de sua escolha, irão elaborar Projetos de Lei que serão encaminhados à Diretoria da Câmara Municipal. Os autores das proposituras selecionadas, terão a oportunidade de vivenciar uma Sessão Parlamentar, cumprindo os papéis de jovens vereadores, defendendo os projetos apresentados. Outra novidade nesta edição do PJ é que cada um dos vereadores apadrinharão um jovem vereador.