O projeto engloba atividades de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania, e simulações de sessões legislativas com a participação de adolescentes e jovens matonenses
Nesta sexta-feira (10/09), a Câmara Municipal de Matão realizará a sessão solene de abertura do Parlamento Jovem de Matão. O evento está marcado para as 19h.
O chamado “Parlamento Jovem” originou-se de ideias surgidas no âmbito do projeto “Qual sua responsa?”, desenvolvido em Matão durante as eleições municipais de 2020. Na ocasião, jovens matonenses discutiram soluções para a cidade e encaminharam sugestões para os então candidatos a prefeito e a vereador.
Uma vez passada a eleição, a vereadora reeleita e atual presidenta da Câmara Municipal de Matão, Ana Mondini (MDB), elaborou dois projetos de resolução (categoria de proposituras que versa sobre temas internos da Câmara), que dispunham sobre a criação, no âmbito do Poder Legislativo matonense, do “Parlamento Jovem” e da “Escola do Legislativo”.
A partir daí, a sugestão dos participantes do “Qual sua responsa?” ganhou status de projeto e passou a tramitar na Câmara Municipal de Matão. Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara, ocorrida no dia 28/06, o “Parlamento Jovem” e a “Escola do Legislativo” foram votados e aprovados por unanimidade pelos vereadores matonenses.
Em uma sessão histórica, os parlamentares ressaltaram a importância da participação da juventude na política. A sessão também contou com a participação direta da sociedade através da chamada “Tribuna Livre” (espaço reservado para a participação de cidadãos na tribuna da Câmara).
O projeto de resolução aprovado pelos vereadores estipula que o Parlamento Jovem compreende atividades “de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do Poder Legislativo”.
O “PJ” consiste “na simulação de sessões legislativas, nas quais, através de vivência dos trabalhos, os jovens representarão o papel de vereadores, apresentando e discutindo proposituras de caráter exclusivamente educativas, nas suas várias modalidades de acordo com o Regimento Interno e Lei Orgânica do município, contendo problemas reais da comunidade”.
Esta iniciativa, que também é desenvolvida em outros municípios e instâncias do Poder Legislativo, visa fortalecer o exercício da cidadania, através de atividades que geram participação e conscientização política. Em Matão, o projeto contou com a adesão voluntária de escolas de ensino fundamental, médio e organizações.
A instauração da primeira sessão do Parlamento Jovem ocorrerá em sessão solene, a ser realizada pela Câmara Municipal de Matão nesta sexta-feira (10/09). O evento dará início a uma legislatura (“mandato” de setembro a dezembro de 2021), iniciada com a posse dos jovens vereadores.
De acordo com a resolução aprovada pela Câmara, integrantes do projeto “Qual sua responsa?”, organizado pelo Instituto Terroá, irão tutorear a primeira turma do Parlamento Jovem, com atividades ligadas à parte pedagógica e aos encontros entre os jovens. A parceria entre a Câmara e o Instituto Terroá contará com o educador social Murillo Pinotti, que afirmou que a posse dos jovens vereadores “com toda certeza será um marco na história política matonense”.
Simultaneamente à solenidade realizada pela Câmara, o “Qual sua responsa?” realizará uma live própria em suas redes sociais, com o objetivo de cobrir e comentar o evento oficial da Câmara em tempo real. A transmissão será medida pelo educador Flavio Rodrigues, conhecido como Preto.
Nesta live, Rafaela Bozelli e Mariana Marquioni, jovens envolvidas no projeto desde o início, trarão suas contribuições sobre o processo de construção do chamado “PJ” em nossa cidade. A transmissão contará também com a participação do cientista político Victor Gandin, Mestre em Ciência Política pela UFSCar, que trará comentários e análises sobre o desenvolvimento do Parlamento Jovem em Matão.
Texto: Victor Gandin
Leia também: “Qual sua responsa?” realiza live sobre abertura do Parlamento Jovem em Matão