Espaço esta localizado na Vila Xavier e será destinado à cursos de gestão, workshops, palestras, treinamentos, exposições de personalidades negras, afroteca, entre outras atividades
No sábado, 8, ocorreu em Araraquara-Sp a inauguração da Casa SP Afro Brasil. A solenidade, que aconteceu às 11h30. O local que agora representa a Comunidade Afrodescendente daquele município está localizado na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, na Vila Xavier.
Durante o evento ocorreu também a assinatura da Ordem de Serviço das obras de construção de vestiários e reforma do campo da Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara da Região (Acaaar).
A Casa SP Afro Brasil é resultado de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo e tem como objetivo promover a igualdade racial, o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira na cidade. Com um investimento de R$ 971,5 mil, o espaço oferecerá atividades de desenvolvimento regional, programas de afroempreendedorismo, oficinas culturais, cursos de gestão, qualificação profissional, entre outras ações.
O terreno foi cedido pelo município, está localizado no bairro Vila Xavier e será mais um espaço para a construção da igualdade racial e o combate ao racismo na cidade, já que Araraquara possui o Centro de Referência Afro Mestre Jorge.
O novo espaço é destinado às atividades culturais e educacionais, tais como oficinas culturais e culinárias afro, cursos de gestão, workshops, palestras, treinamentos, exposições de personalidades negras, afroteca, entre outras. Esse novo equipamento marca a instauração de mais uma importante política pública de promoção da igualdade racial para a população negra araraquarense.
Em seu pronunciamento, o prefeito Edinho Silva agradeceu as autoridades presentes e todos os servidores municipais envolvidos no projeto de implantação da Casa SP Afro Brasil. “Estou muito feliz de estar aqui hoje eternizando o Bogé neste espaço tão significativo. Estou dizendo neste espaço, porque o Bogé já está eternizado. Não é possível entender a história cultural do povo preto da cidade de Araraquara sem passar pela história do Bogé, por tudo que ele construiu em vida. O seu legado ficou e sua obra é imensa, porque ele foi um dos maiores fomentadores da cultura negra de Araraquara e instituiu o carnaval de rua de Araraquara. E, em nome da memória do Bogé, o carnaval de rua não vai acabar”, declarou o prefeito.
Mostra Fotográfica
O local conta coma exposição fotográfica de Sergio “Sabará” Figueira , de Matão-Sp. A mostra intitulada “Terras de Zumbi”, já foi apresentada na Argentina e no Chile. Sérgio Sabará Figueira é radialista e repórter fotográfico da cidade de Matão, criou o Projeto Negritude há 40 anos com amigos e hoje comanda a TV Negritude pelos canais Youtube.com/tvnegritude e facebook.com/tvnegritude. Participa também na Rádio Educadora FM 104,9, com o programa “Terra da Saudade Agronegócio”, aos sábados e diariamente dentro do Jornal da Educadora.
Fonte: Prefeitura Municipal de Araraquara