Após fechar parceria com Estrella Galicia, a Coca-Cola, gigante global fabricante de bebidas não alcoólicas, compra toda a CVI e suas subsidiárias do Brasil
Após fechar acordo com a Heineken para produzir e distribuir bebidas alcoólicas, Coca Cola compra a engarrafadora brasileira CVI Refrigerantes por 100 milhões de euros e disputa deve se acirrar com a gigante Ambev.
A Spal Indústria Brasileira de Bebidas, subsidiária da Coca-Cola Femsa, anunciou no último dia 24 de janeiro a compra de toda Companhia Vontobel de Investimentos (CVI) e suas subsidiárias (CVI Refrigerantes, CVI Empreendimentos Imobiliários e Águas Minerais da Fonte) por R$ 632,5 milhões.
Mediante comunicado, Ian Craig, CEO da Coca-Cola Femsa Brasil, informou que “a aquisição da CVI Refrigerantes é muito importante para o crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil. Com isso, cobriremos todo o Rio Grande do Sul, fortalecendo nossa presença na região sul, que é estratégica para os negócios, e consolidando nossa posição de liderança no país”.
Coca-Cola fechou parceria com Estrella Galicia e quer fazer aliança com a Andina para receber em transferência a marca de cerveja artesanal Therezópolis.
Em setembro de 2022, a empresa mexicana assinou um acordo com a Estrella Galicia para distribuir cerveja espanhola na gigante sul-americana, quando obteve luz verde da Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para avançar com sua aliança com a Andina chilena, para receber em transferência a marca de cerveja artesanal Therezópolis, do Greenday.
Vale ressaltar que a CVI atua no segmento de bebidas por meio da produção, venda e distribuição dos produtos da The Coca-Cola Company, Heineken, Monster e Leão Food and Beverages. É uma empresa fundada em 1977, cuja fábrica está localizada em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, e possui centros de distribuição em Passo Fundo e Vale do Rio Pardo.
Outro ponto importante é que a Coca-Cola Femsa é a maior empresa do sistema Coca-Cola em volume de vendas, com um portfólio de 129 marcas líderes em várias categorias. Outro de seus planos para 2022 é exceder os 1,8 milhão de dólares investidos em conservação ambiental, reflorestamento, tratamento e acesso a projetos de água no Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, revelaram fontes da empresa.
Em entrevista à Efe, o Gerente de Sustentabilidade do Cone Sul da Coca-Cola, Rodrigo Brito, destacou que a empresa realiza iniciativas de reabastecimento de água globalmente desde 2007, compensando os recursos utilizados de maneira “crescente” e “consistente”.
“Entre 2021 e 2022, iniciaremos e expandiremos 14 projetos de conservação, reflorestamento e acesso à água nos seis países do Cone Sul, que, juntos, protegerão mais de 20.000 hectares, levarão água potável para 27.000 pessoas e, também, promoverão a integração e a colaboração entre 20 organizações sociais da região”, explicou Brito.
A Coca-Cola salientou ainda que além dessas propostas , há outros 14 projetos já em andamento na região.