Produto será lançado em 21 de fevereiro, mas, por enquanto, só na América do Norte, Europa e Ásia
O novo sabor da Coca-Cola é de outro mundo. Pelo menos, essa é a ideia por trás da Coca-Cola Starlight (luz das estrelas, na tradução livre do inglês), uma nova versão de edição limitada do refrigerante clássico que vem nas versões normal e zero açúcar.
O produto tem lançamento marcado para 21 de fevereiro, mas, por enquanto, só na América do Norte, Europa e Ásia. Depois de decidir descontinuar metade de seu portfólio há alguns anos, livrando-se de bebidas desatualizadas, a gigante dos refrigerantes tem se concentrado em promover seu principal produto, a Coca-Cola.
Starlight é a primeira bebida da Coca-Cola Creations, nova plataforma de inovação da empresa. Ao contrário de “cereja” ou “baunilha”, não está imediatamente claro qual é o sabor “luz das estrelas”. Então, internautas que viram imagens do novo produto online há alguns meses compartilharam algumas teorias sobre o sabor da nova bebida.
Alguns dizem que viram o misterioso novo produto em sites de varejistas antes do lançamento oficial, previsto para a próxima semana. Um internauta adivinhou framboesa, porque “uma rápida pesquisa no Google diz que o espaço tem gosto de framboesa”. (Os astrônomos acham que o centro da galáxia pode ter gosto de framboesa e cheiro de rum, de acordo com um artigo do Guardian de 2009).
Mais recentemente, um YouTuber que experimentou o produto notou gostos posteriores de “chocolate [e] biscoito de chocolate”. Isso levou outro internauta a adivinhar que o sabor é “s’mores.”
Na quinta-feira,17, a Coca-Cola finalmente esclareceu o mistério: Starlight é “inspirado no espaço” tem “notas que lembram a observação de estrelas ao redor de uma fogueira, bem como uma sensação de resfriamento que evoca a sensação de uma viagem fria ao espaço”, a empresa disse em um comunicado.
Então, sim, talvez s’mores?
Além disso, é vermelho. Ou, nas palavras da empresa, “Coca-Cola Starlight combina o excelente sabor da Coca-Cola com uma pitada de inesperado, incluindo um tom avermelhado”.
Após provar uma amostra da versão zero açúcar fornecida pela empresa, essa última frase resume tudo. A bebida não tinha gosto de viagem espacial ou de estar ao redor de uma fogueira. No entanto, tinha gosto de uma versão mais doce da Coca-Cola. E é definitivamente vermelho. Starlight está recebendo o tratamento promocional completo da Coca-Cola Creations, que inclui uma campanha de marketing digital com a cantora pop Ava Max.
A nova estratégia de marketing da Coca-Cola
Em 2021, a Coca-Cola lançou uma nova plataforma de marca chamada “Real Magic”. A ideia é adotar uma abordagem um pouco diferente para o marketing da Coca-Cola –uma que tenta alcançar novos consumidores focando em jogos e música, entre outras coisas.
A Coca-Cola Creations, que apresentará novos “produtos e experiências por tempo limitado nos mundos físico e digital”, faz parte dessa plataforma. “Quando lançamos ‘Real Magic’, queríamos nos conectar e celebrar as experiências que trazem alegria aos jovens de hoje, e isso nos levou a um novo território emocionante”, Oana Vlad, diretora sênior de estratégia de marca global da Coca-Cola. Cola, disse em um comunicado quinta-feira, 17.
Para a Coca-Cola, atingir consumidores jovens é essencial porque o interesse por refrigerantes vem diminuindo há anos. Novas campanhas empolgantes e produtos misteriosos podem ser uma maneira de atrair novos clientes em potencial.
O que implica
No caso de Starlight, significa um concerto holográfico de Ava Max– cantora, compositora e produtora norte-americana–, que também se apresentou na plataforma de jogos Roblox. O concerto pode ser acessado por meio de um QR Code na etiqueta Starlight. Além disso, a embalagem brilhante e aquele tom avermelhado.
Vale destacar que todo esse contexto visa refletir que a Coca-Cola Starlight vem em variedades sem açúcar e regular.