O Movimento LGBTQIA+ age em busca da igualdade social. Seja por meio da conscientização das pessoas contra bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia.
O Coletivo LGBTQIAPN+ POSE DA LIBERDADE atua nesses dias de Carnaval em Matão-Sp com o objetivo de oferecer acolhido, apoio, orientações, dentre outras informações necessárias à comunidade LGBTQIAPN+.
O integrantes do “Pose da Liberdade” estão em uma barraca instalada na Praça Alfredo de Paiva Garcia onde desempenham o papel de agentes multiplicadores das ações do Coletivo, em como informam sobre a importância de sua criação efetiva na cidade e na oportunidade comercializam água para arrecadação de dinheiro e a renda será revertida para cobrir despesas de cartório que emissão de documentos que regulamentarão o Coletivo no município matonense.
De acordo com o presidente Arthur Lohran aqueles que se dirigem a barraca, recebem um mimo e, também, por meio de um QR COLD disponível no local, podem fazer a deste código, que oferece três funções: leitura e preenchimento de um questionário curto e rápido, com objetivo de mapear a comunidade LGBTQIAPN+ na cidade; um link de acesso para o instagram do coletivo para a galera se conferir as fotos e um informativo das ações e importância do coletivo na cidade.
O Coletivo
O Coletivo LGBTQIAPN+ Pose da Liberdade foi criado em setembro de 2022 para auxiliar, colaborar, ajudar, participar, dentre outras propostas junto à sociedade de Matão-SP, sobretudo em prol da comunidade LGBTQIAPN+ e toda a sociedade em Vulnerabilidade.
Dentre seus objetivos no município matonense figuram a luta pelas causas LGBTQIAPN+, discussão, inserção e trabalho da comunidade LGBTQIAPN++, luta por Políticas Públicas LGBTQIAPN+ na cidade; auxiliar, participar e Orientar na transição de gêneros; Realizar Ações Sociais para toda sociedade em que se encontra em condição de vulnerabilidade e também politicas de apoio e acolhimento à comunidade LGBTQIAPN+; Promover eventos, palestras, roda de conversas, campanhas informativas, etc., para toda a comunidade LGBTQIAPN+ e a toda sociedade participante da cidade; acolhimento da comunidade LGBTQIAPN+ quando necessário e ajudar nos tramites legais também na mudança de documentos na transição de gêneros, dentre outras ações.
Diretoria
A diretoria do coletivo é composta por Arthur Lohran (presidente), Denver Marcos (vice-presidente), Paulo Godoi (Coordenador de projetos), Ana Lavezzo (Coordenadora de Comunicação); Rubens (Tesoureiro) e Aline Tavares (Secretária). Cabe destacar que o coletivo conta com o apoio da Casa Pipa de Matão.
Solidariedade
Em 2022, o Coletivo LGBTQIAPN+ Pose da Liberdade atou em campanhas solidarias, tais como arrecadação de agasalhos, arrecadação de chocolates com foco na Páscoa para atender crianças carentes do município e, ainda, arrecadação de brinquedos para Dia das Crianças e Natal. Loharan cita que a atuação ocorreu juntamente com o Fundo Social de Matão e que em breve novas campanhas serão lançadas.
O Movimento LGBTQIA+ age em busca da igualdade social. Seja por meio da conscientização das pessoas contra bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia. Seja pelo aumento da representatividade das pessoas LGBTQIA+ nos mais diversos setores da sociedade.
Cabe salientar ainda que a falta de aceitação familiar pode prejudicar a saúde mental e física da pessoa LGBTQIANP+, já que muitas vezes eles são expulsos de casa e obrigados a buscar outras formas de sobrevivência. Seja na família, seja entre amigos, a rede de apoio é indispensável para a integridade dessa população.