Especialistas alertam para os riscos da utilização de praguicidas por conta própria
Insetos, baratas e ratos são visitantes indesejados, que aumentam com a chegada do período de chuvas. A combinação de água acumulada, lixo e falta de infraestrutura favorece o aparecimento das pragas.
Os cuidados em relação às essas pragas, tanto domésticos quanto para com a saúde pessoal é muito importante.
O vice-presidente executivo da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), Sérgio dos Santos Bocalini afirma que é possível evitar, em algumas situações, o acesso desses animais, principalmente em se tratando dos roedores.
Segundo Bocalini, barreiras físicas como o uso de borrachões nos portões, na parte de baixo, rodos em portas, ralos tamponados evitam, de maneira significativa, a passagem desses animais. No caso de roedores, se for no caso de indústrias onde tem alambrado, colocar telas com malhas menores é uma solução viável. No caso de baratas e escorpiões, o uso de ralos com o sistema abre e fecha também é uma alternativa interessante, ou ainda, utilizar tampões de borracha nos ralos.
Cuidado com empresas e produtos
Mesmo que as empresas de dedetização representem um papel relevante nos cuidados, o vice-presidente executivo da Aprag alerta que antes de fazer a contratação dessas prestadoras de serviços, as pessoas precisam ficar atentas para checar se é uma empresa licenciada, se está autorizada através dos órgãos competentes, se estão totalmente regularizadas junto a esses órgãos. E se possuem também responsáveis técnicos ligados ao Conselho Regional da sua categoria,para que não incorra em ações duvidosas.
Além disso, Sérgio dos Santos Bocalini lembra que as pessoas não devem usar esses produtos deliberadamente, uma vez que há o risco do manuseio, do uso indevido, inadequado de produtos, que não deixam de ser produtos químicos e se não aplicados da forma adequada em pontos estratégicos, podem causar intoxicações.
Ele ainda alerta para produtos irregulares e que não têm licença para serem comercializados, como por exemplo, o “chumbinho”, raticida líquido, dentre outros produtos oferecem um risco muito alto de intoxicação e morte para quem faz a utilização ou outras pessoas ou animais que venham a ter contato com esses produtos.
Quando um munícipe contrata os serviços de uma empresa dedetizadora, é importante verificar as obrigações contratuais, pois caso aconteça algum dano concreto, é preciso buscar uma indenização correspondente, o que provavelmente implicará a necessidade de ajustamento de uma ação especificamente para isso.
Dicas para evitar pragas em casa
Armazene devidamente os alimentos: A comida é uma das principais atrações para insetos e roedores. Por isso, deve manter os alimentos em recipientes hermeticamente fechados, principalmente cereais, farinha e sementes. Tente eliminar, ao máximo, os sacos e as caixas de cartão.
Não acumule lixo em casa: Despeje o lixo diariamente, pois este pode tornar-se o paraíso para os “amigos” indesejados. Certifique-se, ainda, de que o seu balde do lixo está limpo, sem restos de alimentos. Nas arrecadações, sótãos ou despensas, onde, regra geral, se guarda bastante tralha, faça limpezas constantes e descarte o que já não precisa. São locais bastante propícios para o aparecimento de pragas.
Isole as portas e as janelas: Estes bichos não precisam de portas e janelas escancaradas para entrarem na sua habitação. Basta apenas que haja fendas ou pequenas aberturas nas paredes, janelas ou portas. Desta forma, invista no isolamento destas pequenas falhas e faça vistorias periódicas.
Não deixar as tigelas dos animais de estimação com alimento excessivo; ofereça a refeição e retire o alimento: A comida dos cães e dos gatos, geralmente, está em tigelas no chão, o que pode atrair insetos ou roedores. Por isso, abasteça-as só quando for a hora do seu animal de estimação comer, evitando que sejam um ponto de atração para as pragas.
Limpe os restos de churrascos: Se tem um pequeno jardim ou terraço, e faz frequentemente churrascos, certifique-se de que deixa as grelhas limpas, sem restos dos alimentos que grelhou. Há sempre quem entorne bebidas durante um convívio. Como tal, garanta que o chão é limpo de seguida, pois as pragas são atraídas pelo açúcar.
Limpe a casa regularmente: Aspirar e lavar o chão, limpar o pó dos móveis e manter as bancadas da cozinha sem migalhas e nódoas são pequenas ações que deve fazer, pelo menos, uma vez por semana. Uma casa limpa está menos propícia a ser invadida por bichos. Certifique-se, ainda, de que não tem recipientes com água estagnada em casa ou no jardim. Troque, por exemplo, regularmente a água das plantas.
Controle a humidade: A procura por comida ou por água é um dos objetivos destes insetos. Por isso, é importante evitar os focos de humidade em casa. Para tal, utilize desumidificadores na casa de banho, por exemplo. Outra dica é a secagem do local utilizado para banho e tampar os ralos .