O “Maio Laranja” é o nome de uma campanha nacional que tem o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para incentivar o debate e levar conhecimento sobre o tema, em Matão, diversas ações fazem parte da programação realizada pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONCRIAMA.
Através da ação “Faça Bonito”, que foi lançada em 2017 pela Unicef com o objetivo de chamar a atenção para a questão da violência de crianças e jovens, uma das primeiras atividades realizadas no município aconteceu na quarta-feira (10), na E.M.E.F. “Prefeito Celso de Barros Perche”, o CAJU. Participaram o prefeito Cido Ferrari, a presidente do COMCRIAMA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fabiana Ponzio Scardoelli, a Conselheira Tutelar, Ana Maria Ignácio, a representante do “Centro de Referência da Mulher Nica Pinotti”, Nimuendaju Oliveira, além da direção, coordenação, professores e funcionários.
“Estas mobilizações nas escolas junto aos profissionais da área, são fundamentais para que possamos desenvolver as politicas de prevenção contra este tipo de crime, além de conscientizar a população sobre o problema e levantar a voz em defesa das crianças e adolescentes”, enfatizou o prefeito Cido Ferrari.
Palestras foram ministradas nos dois períodos, de manhã para o Fundamental I e à tarde para o Fundamental II. A convite da direção da Escola, a Conselheira Tutelar Ana Maria Ignácio esteve na unidade de ensino para dialogar com os alunos sobre o Maio Laranja, no qual o dia 18 é lembrado como o “Dia de luta, conscientização e mobilização no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”
“O 18 de maio não é uma data comemorativa é uma data para reflexão. Esse é um tema muito pouco falado, mas com números alarmantes de casos. Por isso a importância de levar conhecimento ao público e incentivar nossas crianças e adolescentes a identificar e denunciar qualquer fato a alguém de confiança. Isso não pode e não deve ser um segredo”, orientou a conselheira, Ana Maria Ignácio, que no evento representou a equipe do Conselho Tutelar de Matão
Os alunos ainda receberam um material pedagógico que usa as cores do semáforo: verde, amarelo e vermelho como forma de orientá-los sobre os locais do corpo que se permite ou não o toque realizado por outra pessoa e uma cartilha de orientação sobre o Abuso Sexual, elaborada pela saudosa médica matonense, Dra. Helena Beatriz Périssé de Oliveira, que foi distribuída pela representante do “Centro de Referência da Mulher Nica Pinotti”, Nimuendaju Oliveira.
“É fundamental orientarmos nossas crianças e adolescentes sobre esse tema delicado, mas importante, pois a escola é um local de aprendizagem, no qual eles possam identificar e aprender a se protegerem, bem como saber que a escola é um local seguro para denunciar o abuso, caso ocorra”, ressaltou a diretora da escola, Celimara Garbim Avelino.
Dados do site da campanha, revelam que a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país. A data 18 de Maio foi escolhida, pois em 1973, ocorreu a morte da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, após ser abusada sexualmente.