Coro de Matão resgata memória afetiva durante encontro de coros em São Carlos

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Coro de Matão resgata memória afetiva durante encontro de coros em São Carlos

Para o festival, Coro Matão apresentou repertório italiano e se destacou dentre os 23 grupos participantes

O  Coro de Matão, soba  regência do Maestro Danilo Gomez, se apresentou no 3º Encontro de Coros em São Carlos, uma realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, promovido por intermédio do Departamento de Fomento ao Turismo.  O evento ocorreu no período de 24 a 26 de maio de 2024, sob a direção artística da Maestrina Flavia Bombonato.

O festival reuniu 23 coros e foi realizado em três locais diferentes: Teatro Municipal Dr Alberico Vieira Perdigão, Centro de Eventos The Hill Executive e Igreja São Benedito.

Na oportunidade, os municípios de São Paulo, Votorantim, Ribeirão Preto, Campinas, Limeira, Fernandópolis, Araras, Aguaí, Matão, Rio Claro, Araraquara, Jundiaí e, também do estado de Goiáis,  trouxeram ao palco uma exibição diferenciada.  

Matão se destacou

Para esta participação, o Coro de Matão pesquisou a cultura italiana, tomando como referencia os 150 Anos da Imigração Italiana. Para esse projeto foi desenvolvido um trabalho de dedicação, que envolveu técnicas vocais e de canto; trabalho este supervisionado pelo próprio Maestro Danilo Gomez e pela professora de canto Lucélia Santos, bem como estudos de partituras, sob a responsabilidade da professora de Teoria Musical Lygia Bovo – ambas docentes na Escola de Musica e Artes Danilo Gomez.

Para essa apresentação o Coro contou com a participação de músicos assistentes: Ana Maria Janunzzi de Salles (Piano), Andrenilson Lúcio (Trompete), Eduardo César (Percussão) e Eliéus Nascimento (Violão).

Vale salientar que a influência da música italiana é notória em diversos aspectos da cultura brasileira, assim como na popularidade da ópera nas principais cidades e na presença de canções italianas em festas comunitárias e familiares.

O Coro de Matão apresentou Bela Ciao (canção anônima, também conhecida como o Hino da Liberdade), Volare (Domenico Modugno e Franco Migliacci ) e L’italiano (Toto Cutugno), com arranjos do Maestro Danilo Gomez.  “Durante a pesquisa procuramos analisar costumes e tradições italianas, tanto para o canto coletivo, quanto para as melodias, arranjos musicais, bem como para outras técnicas de palco que ficaram sob a responsabilidade do professor de teatro  Ricardo Pereira,  uma vez que são essenciais para uma compreensão completa da história social e cultural ítalo-brasileira”, pontua o Maestro Danilo.

Danilo Gomez defende que participar do 3º Encontro de Coros foi de extrema importância pois o evento é uma forma de difundir e promover o canto coral em nossa região que é muito rica artisticamente. “Eventos como estes são muito pertinentes pois traz o acesso a música para todos”, cita Danilo.

Já para o professor de teatro Ricardo Pereira, o evento permitiu a troca de experiência e vivências entre diversos coletivos, o que é extremamente valioso. “O festival de coros é um espaço que democratiza e promove o acesso da linguagem artística para todos os participantes, independente da sua formação musical. É uma oportunidade ímpar de representar nossa querida Matão, assim como compartilhar a riqueza cultural e musical da nossa região com um público mais amplo. A festival criou uma oportunidade de intercambio, aprendizado e divulgação da nossa identidade artística para toda a região”, salienta Ricardo.

Flávia Bombonato, maestrina responsável pelo Festival de Coros, disse que o encontro reuniu 23 Coros de naturezas distintas e, durante três dias, o que se presenciou foi marcante. “Cada grupo trouxe sua experiência, sua pesquisa, sua realidade, seu momento e compartilhou seus saberes com os presentes de uma forma muito especial e carinhosa. Constatamos uma sinergia maravilhosa”.  

Oportunamente, a maestrina anunciou que os trabalhos para 2025 terão inicio em breve e  que a possibilidade do 4º Encontro de Coros acontecer em dois finais de semana consecutivos não esta descartada. “Não temos limite de inscrições. A cada edição deste festival constatamos que a música é integradora e esse é nosso propósito maior”, finaliza Flavia.

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