Os trabalhos deste ano tiveram início às 4h da manha, quando pessoas de todas as idades deram vida aos desenhos que foram transformados em tapetes para agradecer ao Santíssimo. O tema de 2022, “Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão”, celebrou a volta das festividades de Corpus Christi, que estava suspensa em razão da Pandemia por Covid-19.
Matão retomou sua tradicional festa de Corpus Christi, após dois anos de suspensão em razão da pandemia por Covid-19. Os trabalhos tiveram início às 4h, quando pessoas de todas as idades foram responsáveis, voluntariamente, pela confecção de doze tapetes em formato de cruz para receber a passagem do Santíssimo.
O material utilizado já há alguns anos é a dolomita, um material derivado do calcário, do carbonato de cálcio e que foi pintado com mais de 20 cores. O tema da 74ª edição foi “Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão”, reunindo assim milhares de fiéis.
Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra sempre as quintas-feiras. A data não é fixa, mas é sempre logo após o domingo na Santíssima Trindade, que neste ano foi comemorado no último dia 16 de junho.
A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão a Quinta feira Santa, que por sua vez acontece três dias antes da Páscoa. De acordo com relatos da Igreja Católica, a quinta-feira é o dia escolhido porque lembra a instituição da eucaristia, feita por Jesus na Quinta-feira Santa. Como este dia, que também é chamado de quinta-feira de lava-pés, divide a celebração com a lembrança do começo do sofrimento de Jesus, a igreja achou importante separar uma data para celebrar o corpo de Cristo.
As missas de celebração de Corpus Christi na Igreja da Matriz, ocorreram às 9h, 11h, 15h, reunindo fieis que manifestaram sua religiosidade e fé com devoção. A procissão percorreu os tapetes em formato de cruz, encerrando assim a 74ª edição do Turismo Religioso de Matão.
Outras Atrações
A Praça Leônidas Calígola Bastia reuniu uma serie de empreendedores, os quais foram responsáveis pela feira regional de artesanato com exposições de produtos como trabalhos em crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, bordados e quadros, dentre outros. A praça central também contou com a praça de alimentação sob a responsabilidade de entidades filantrópicas e palco com atrações musicais de artistas locais.
Na Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi ocorreu apresentação musical. Na Oportunidade, alunos representando a escola CCT marcaram presença. O maestro Danilo Gomez também se apresentou e, na oportunidade, convidados como Lucélia Santos, Valeria Santos e Jorge Costa também se apresentaram, representando a Escola Danilo Gomez de Musica e Artes.
A pianista Leila Kfouri marcou presença na Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi quando trouxe os expectadores à música erudita. Leila Kfouri e Márcia Sevillano tocaram a quatro mãos. A mestra também proporcionou espaço para suas alunas se apresentarem.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Matão a projeção era que o município recebesse 30 mil turistas
Texto: Eliana Saraiva, fotos: Lucas Marcelino e Eliana Saraiva.