Contemplando a programação do mês dedicado às mulheres, aconteceu entre os dias 06 e 08 de março, o Fórum das Mulheres, realizado pela Prefeitura de Matão e idealizado pela Casa da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal.
Tendo como mediadoras a Bibliotecária Estela Farias e a Gerente de Formação Cultural Simone, os eventos realizados na Casa da Cultura contaram com apresentações artísticas e a presença de profissionais de diversas áreas.
“O Fórum teve por princípio refletir e abarcar a diversidade, pluralidade e realidade das mulheres presentes em todo o município”, destacou Estela Farias.
Em seu primeiro dia, o Fórum contou com a participação especial de Isabel Cristina de Paula, que atua como Assistente Social e Promotora Legal Popular. Em sua fala, intitulada “Direitos das Mulheres: mecanismos de segurança e amparo legal à população feminina”, Isabel debateu sobre o significado do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, e todas as lutas, conquistas e movimentos que, direta ou indiretamente, levaram as mulheres à conquistar direitos, posições e transformar realidades.
Além, também discorreu sobre alguns dos atuais mecanismos legais de segurança da mulher e formas de combater ou coibir violências e acolher vítimas de tais atos. O evento foi aberto ao público em geral e contou com a participação das alunas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF. “Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC)”, o CAIC. A abertura contou com uma apresentação da escola de dança do Núcleo Silvia Mello.
Já em seu segundo dia, trazendo como tema “Visibilidade e Consentimento: a importância da escuta ativa e acolhimento”, o Fórum tratou do respeito à diversidade e de como redes de apoio e comunicação são importantes na prevenção e resolução de conflitos e abusos.
Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil da APAE e estudante de Psicologia, Aline Tavares Inocêncio da Costa abordaram temas ligados ao acolhimento de mulheres nos diversos serviços público e privado. Após a dinâmica, a artista e professora de dança, Peppy Typer, finalizou o segundo dia de atividades com uma apresentação e a participação dos alunos do CAIC.
No último, 08 de março, as integrantes do Parlamento Jovem de Matão, Evelyn Victória Doalto da Silva, Gabriela Lima, Mariana Fanti, Sofia Campos Rossini, Tamara Vitória e Victória Cassia da Silva, conversaram com os alunos sobre a importância da representatividade juvenil.
O Fórum ainda contou com a presença da artista visual e professora Mick Alves, que registrou em uma tela suas percepções e sentimentos sobre a luta das mulheres e seu espaço na sociedade. A obra foi finalizada e apresentada no encerramento do Fórum e, depois, doada à Biblioteca de Matão. O público pode conferir a obra que está exposta na Casa da Cultura.
Fonte: AIP