Com a alta das temperaturas, alerta é para o ar muito seco
Na tarde desta sexta-feira (17), a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu o alerta de calor intenso entre sábado (18) e terça-feira (21), as temperaturas tendem a subir, causando momentos de calor intenso e níveis críticos de umidade relativa do ar em todo o Estado de São Paulo, com destaque para a região de Araraquara, região na qual a cidade de Matão faz parte.
De acordo com o órgão, além da região de Araraquara, as regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru, Marília, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto podem atingir a temperatura entre 38 e 41 graus.
Devido a temperatura alta e a baixa umidade relativa do ar, o órgão alerta que a possibilidade de incêndios florestais se tornam ainda maior. “Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional, sendo as causas mais comuns: Queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo; cigarros descartados de forma irregular em áreas canteiros e acesos às margens de rodovias”, relata o órgão.
Outra dica emitida no alerta da Defesa Civil é a hidratação constante e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre no período mais quentes do dia.
Confira o vídeo emitido pela Defesa Civil: