Com a flexibilização das medidas contra a pandemia, o número de viagens aumentou significativamente.
Recentemente, foram divulgados os resultados da pesquisa feita pela plataforma de aluguel por temporada Airbnb, dos destinos mais procurados para 2023. Além disso, foram listados os destinos domésticos e internacionais de 2022. Continue lendo e confira os resultados!
A listagem das cidades só foi possível por meio da pesquisa da plataforma do Airbnb. Das dez cidades catalogadas como as de maior procura pelos viajantes do mundo, três são brasileiras, sendo elas: Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA) e a capital baiana, Salvador.
O objetivo da pesquisa foi avaliar quais os destinos mais procurados em 2023. Vale lembrar que, no ano passado, muitas pessoas tiveram maior flexibilidade com os trabalhos em sistemas remotos e híbridos, e isso levou ao aumento das viagens.
Dez destinos mais procurados para 2023
Málaga (Espanha);
Sydney (Austrália);
Melbourne (Austrália);
Auckland (Nova Zelândia);
Bangkok (Tailândia);
Queenstown (Nova Zelândia);
Florianópolis (Brasil);
Porto Seguro (Brasil);
Perth (Austrália);
Salvador (Brasil)
Destinos domésticos mais buscados
Além disso, as viagens internas também estão em alta, principalmente com as festas de final de ano. Nesse sentido, os destinos mais procurados são as cidades de Joinville (SC), Ipojuca (PE) e Uberlândia (MG). Confira a lista completa:
Joinville, Santa Catarina;
Ipojuca, Pernambuco;
Uberlândia, Minas Gerais;
Prado, Bahia;
Paraty, Rio de Janeiro;
Palhoça, Santa Catarina;
Itapema, Santa Catarina;
Camaçari, Bahia;
Angra dos Reis, Rio de Janeiro;
Itajaí, Santa Catarina.
Outros resultados apontados pelo Airbnb destacam as principais cidades para as quais vão os brasileiros no exterior no fim do ano, são elas: Lisboa, Miami e Londres. Confira:
Lisboa (Portugal); Miami (Estados Unidos); Londres (Reino Unido); Roma (Itália); Kissimmee Estados Unidos); Orlando (Estados Unidos); Milão (Itália); Punta del Este (Uruguai); Cidade do Cabo (África do Sul); São Francisco (Estados Unidos).
Em 2023 também são esperados incentivos governamentais e dos órgãos de classe do setor turístico. Como exemplo, podemos esperar renovações em programas como o Investe Turismo, o Fungetur e o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR), mantidos pelo Ministério do Turismo.
Em 2023, a expectativa para o setor de turismo é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano, já inclusa a adesão de novos destinos que estão surgindo na cartela de viagens dos consumidores. Esta projeção para o ano que vem foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas entrevistadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento, em relação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são animadores para as empresas e para toda a economia, pois o setor, além de representar uma importante atividade, apresenta grande capacidade de empregabilidade. As informações do terceiro trimestre e a projeção para os próximos meses fazem parte do boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), importante parceira da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Eliana Saraiva com informações do Ministério do Turismo e FecomercioSp