Segundo o Ministério da Educação a valorização dos docentes é feita através de diversas políticas e ações que proporcionem formação inicial e continuada, qualificação profissional; planos de cargo, entre outras.
No domingo, 15 de outubro, o Brasil comemorou o Dia do Professor e segundo al gestão do Ministério da Educação, o MEC tem buscado a valorização dos professores por meio de diversas políticas e ações que proporcionem formação inicial e continuada dos docentes; qualificação profissional; planos de cargo, carreira e remuneração; entre outras iniciativas.
De acordo com o Ministério, no ano em que o Brasil assume a presidência do G-20, o MEC elegeu a valorização docente como um dos três eixos prioritários do encontro. Uma das primeiras iniciativas do Ministro da Educação, Camilo Santana, foi um reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores.
Atualmente, o Brasil conta com 2.315.616 docentes na educação básica e 316.792 na educação superior, conforme dados dos Censos Escolar e do Censo da Educação Superior de 2022, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério.