Os senadores aprovaram o projeto de lei 399/2019, que institui o dia 13 de julho como Dia Nacional da Música e Viola Caipira. A proposta, relatada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), homenageia a data de nascimento de Cornélio Pires, escritor e etnógrafo da cultura e do dialeto caipira.
]Os senadores aprovaram o projeto que institui o Dia Nacional da Música e Viola Caipira, a ser comemorado anualmente em 13 de julho. A escolha da data foi feita em referência ao nascimento de Cornélio Pires, jornalista, escritor, folclorista e etnógrafo da cultura e do dialeto caipira. Relator da proposta, o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, destacou a obra do homenageado.
O Senador Izalci observou que o Coenleio Pires, autor de mais de duas dezenas de livros, procurou neles registrar o vocabulário, as músicas, os termos e as expressões usadas pelos caipiras. Foi por intermédio de seu esforço que, em 1928, as primeiras gravações dos genuínos caipiras foram transformadas em discos.
Izalci também constatou que a música caipira é genuinamente brasileira e mostra toda a riqueza da diversidade cultural nacional e regional. Ele apontou ainda que a viola caipira é o símbolo dessa tradição que mantém raízes profundas na cultura brasileira.
A aprovação do projeto de lei, que foi enviado à sanção presidencial, aconteceu no dia do falecimento do músico Rolando Boldrin, aos 86 anos. Apresentador do programa da TV Cultura Sr. Brasil por 17 anos, o cantor, compositor e ator era um dos expoentes da cultura sertaneja e da música caipira no país. Rolando Boldrin também apresentou o Som Brasil na TV Globo, programa iniciado no rádio e criado pelo artista.
Fonte: Programa A Voz do Brasil /Agencia Senado