Vereador teve aprovados quatro Projetos de Lei nas duas Sessões em que participou
O Suplente Diego da Silva Mingorance – Japonês (MDB), assumiu a vaga do vereador Jonas Garcia, o Joninhas, na Câmara Municipal Matão em razão de sua licença médica. A convocação foi feita pela vereadora e presidente da Câmara Ana Mondini. Cabe destacar que Diego Japonês obteve 545 votos na última eleição.
Usando das atribuições que lhes são conferidas pelo Regimento Interno, a 22ª Sessão Ordinária deste ano, realizada no dia 4, Diego Mingorance, apresentou suas primeiras proposições como vereador de Matão. Já em segunda Sessão Ordinária, no dia 11 de julho o vereador fez diversas indicações ao Executivo, dentre elas, solicitou estudos sobre a possibilidade de viabilização da realização de desfiles cívicos no município em razão das festividades de aniversário da fundação do município. Pediu, mediante documentos oficiais, à volta da realização do Desfile Cívico tanto do aniversário de Matão, quanto, ao desfile de 7 de setembro, envolvendo as entidades assistenciais, escolas municipais, particulares e voluntários, sem custos expressivos de modo a valorizar o trabalho local.
Mingorance esclareceu que a justificativa da indicação se dá no sentido oferecer a oportunidade de a população poder comemorar a independência do Brasil, datada de 7 de setembro de 1822 e contribuir para com a expressão cívica, possibilitando assim a participação da comunidade em seus diversos segmentos, bem como valorizar as diferentes identidades do município.
“Diego Japonês” em suas indicações, solicitou também que seja firmado um convênio com o Governo do Estado para implantação da “Casa da Mulher”, que prevê um espaço de referência para atendimento às mulheres em duas principais áreas: enfrentamento à violência e promoção da autonomia econômica.
Outro setor solicitado pelo vereador é em relação iniciativa que irá oferecer residência temporária a cidadãos com mais de 18 anos de idade em situação de rua há mais de cinco anos. Através da implantação do projeto “Moradia Primeiro” na cidade.
Na área da educação, Diego requereu ao prefeito que envie esforços junto ao reitor da universidade UNIARA, prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro e ao Diretor Geral, do Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior – IMMES, prof. Doutor Paulo Rodrigo Alves Bernardo para que estas instituições de ensino superior disponibilizem bolsas de estudos ao município de Matão, com objetivo de atender aqueles que desejam estudar, mas não possuem condições para pagarem uma faculdade.
Além dessas indicações, solicitou estudos para a instalação de dispositivo de redução de velocidade, operação “tapa buracos” na Via Clito Bastia, plantio de flores nos canteiros da Avenida Padre Nelson Antônio Romão; bem como à instalação de rede de proteção e divisão dos campos de Futebol de Areia e Vôlei no Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini, a continuação da iluminação pública, a possibilidade em proceder à implantação e readequação da sinalização de trânsito no cruzamento próximo ao Pronto Socorro da Unimed, implantação de sistema de monitoramento eletrônico (DETECTA) no município de Matão, para fins de segurança pública, e, por fim, solicitou a construção de quadra Esportiva para vôlei de areia e quadra de basquete nos bairros e no distrito de São Lourenço do Turvo.
Além das indicações, Diego protocolou quatro Projetos de Lei, que entraram em pauta de regime de urgência na última sessão, antes do período de recesso, marcado para a partir do dia 18 a 31 de julho.
Na sessão do dia 11 de julho, Diego Mingorance solicitou que seja estabelecido em Matão o Circuito de Ciclorotas, identificando rotas, trilhas, e promovendo assim circuitos ciclísticos na cidade, afim de incentivar o uso da bicicleta em todas as suas modalidades, desde meio de transporte à qualidade de vida.
A segunda solicitação desta mesma sessão referente a obrigatoriedade da publicação de informações mediante mídias digitais sobre plantões médicos, ou seja, divulgar a relação dos médicos e coordenadores que realizam atendimentos em todas as unidades.
Diego apresentou o projeto de Lei 104/2022 para que seja incluso calendário oficial, o Campeonato de Pesca Esportiva no Lago do Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini, com o objetivo de potencializar o ponto turístico da cidade e incentivar a modalidade pesque e solte, promovendo momento de lazer aos amantes da pesca e educação ambiental.
Dentre suas proposituras, Diego Japonês pede que seja viabilizada a obrigatoriedade de aplicação do questionário M-CHAT, que prevê o rastreamento de sinais precoces do Autismo durante atendimentos em Unidades de Saúde pública e privada no âmbito municipal, aplicado às crianças de 1 ano e quatro meses a 2 anos e seis meses, com a finalidade de obter um diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os quatro projetos do novo vereador, foram aprovadas por unanimidade do Plenário e encaminhadas para análise da Prefeitura Municipal.
“A cada oportunidade que surge tento dar meu máximo e fazer diversas coisas que contribuam para ajudar o maior número de munícipes possível. Estar vereador, além de um sonho, é uma realização pessoal, pois consigo emprestar minha voz a população e buscar melhorias e facilidades para nossa gente e nossa cidade. Podem esperar, tem muita coisa boa por vir, ” finaliza Diego.
1 Comments
Já o fiz m uma outra vez e renovo agora as felicitações que enderecei ao Vereador Diego Mingorance por sua notória sensibilidade de homem público comprometido com o interesse de Matão.
Parabéns, Diego!