Homenagem ao ex-deputado e atualmente conselheiro do TCE/SP foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Matão.
Em sessão ordinária realizada no dia 13/09, a Câmara Municipal de Matão aprovou a concessão de título de cidadão matonense a Dimas Ramalho, ex-deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A homenagem se deu através de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria de Ana Mondini (MDB). Segundo o regimento interno da Câmara, o título é concedido a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município ou à sociedade.
Em cada legislatura (“mandato” de quatro anos), diz a legislação, “cada Vereador poderá conceder no máximo 08 (oito) Título de Cidadão Matonense ou Título de Honra ao Mérito, à pessoa física ou à pessoa jurídica”.
Dimas Ramalho nasceu em Taquaritinga/SP, aos 13/08/1954. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, atuou como membro do Ministério Público e construiu extensa carreira política.
Três vezes deputado estadual (1990, 1994 e 1998) e três vezes deputado federal (2002, 2006 e 2010), Dimas Ramalho foi líder de bancada do então PMDB (hoje MDB) na Assembleia Legislativa de São Paulo e líder do PPS (atual partido Cidadania) na Câmara dos Deputados.
Como gestor público, teve experiência no Poder Executivo, como Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo (1987-1988), Secretário de Habitação do Estado de São Paulo (1996-1998) e Secretário de Serviços do Município de São Paulo (2007-2009).
Bacharel em Direito, atua como coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove) e professor de Direito Constitucional no Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Ramalho integra ainda, como convidado, a grade de comentaristas da bancada do “Jornal da Cultura”, da TV Cultura.
Em sua última eleição para a Câmara dos Deputados, em 2010, obteve 2.067 votos no município de Matão.
Na última semana, Dimas Ramalho esteve presente na sessão solene de abertura do Parlamento Jovem de Matão, onde discursou.
O decreto em sua homenagem foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Matão.
Texto: Victor Gandin
Leia também: IBGE atualiza estimativa populacional do município de Matão