Abloh tinha 41 anos e além de atuar na Louis Vuitton, era proprietário da Off-White.
Virgil Abloh, diretor criativo masculino da Louis Vuitton e dono da Off-White, morreu, neste domingo (28), após uma batalha contra um câncer, aos 41 anos. A informação foi divulgada pela equipe do designer em suas redes sociais.
Em nota pública, eles registraram os seguintes dizeres: “estamos arrasados em anunciar o falecimento de nosso amado Virgil Abloh, um pai, marido, filho, irmão e amigo fervorosamente devotado. Ele deixa a esposa Shannon Abloh, seus filhos Lowe Abloh e Gray Abloh; sua irmã Edwina Abloh, seus pais Nee e Eunice Abloh, vários amigos e colegas queridos”.
O comunicado relata que Abloh lutou, bravamente, por mais de dois anos, contra uma forma rara e agressiva de câncer, o angiossarcoma cardíaco. Segundo a equipe, o designer escolheu continuar conduzindo seus projetos profissionais mesmo depois do diagnóstico. “Ele optou por enfrentar sua batalha em particular desde seu diagnóstico em 2019, passando por vários tratamentos desafiadores, enquanto dirigia várias instituições importantes que abrangem moda, arte e cultura. Por tudo isso, sua ética de trabalho, infinita curiosidade e otimismo nunca vacilaram”.
Virgil foi impulsionado por sua dedicação ao seu ofício e à sua missão de abrir portas para os outros e criar caminhos para uma maior igualdade na arte e no design. Ele costumava dizer: ‘Tudo o que faço é pela versão de mim mesmo aos 17 anos, acreditando profundamente no poder da arte para inspirar as gerações futuras”, dizia o designer.
Por fim, eles agradecem o apoio recebido de admiradores de Abloh e ressaltaram os agradecimentos a todos pela demonstração de amor e apoio. Ao mesmo tempo, a equipe pediu privacidade enquanto lamentamos e celebramos a vida de Virgil.
Nascido em Illinois, nos EUA, filho de pais ganeses, Virgil Abloh se tornou um dos mais influentes nomes da moda nos últimos anos. Chamou a atenção da LVHM depois do destaque que alcançou com a Off White, marca que criou em 2013. Em 2018, se tornou o primeiro estilista e o primeiro diretor criativo negro a ser contratado pela Louis Vuitton.
No ultimo dia 21, fez aparição triunfal nas passarelas, após desfile de modas da Louis Vuitton, em Paris, quando calorosamente aplaudido pelos presentes.