Data definida para a realização de votação interna do partido foi marcada por instabilidades em aplicativo
Neste domingo (21/11), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizou prévias para definir o candidato tucano à Presidência da República nas eleições de 2022. Todavia, devido a instabilidades no aplicativo de votação utilizado pela legenda, o processo acabou sendo temporariamente suspenso.
A votação teve início às 7h da manhã e estava prevista para ser encerrada às 15h da tarde. Durante a manhã, segundo o diretório paulista do partido, o aplicativo das prévias chegou a ficar quatro horas fora do ar. Posteriormente, foi anunciada uma ampliação no horário de votação, até às 18h.
Com a persistência de problemas, a legenda divulgou nota afirmando que “O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022”.
O processo interno conta com três candidatos: João Doria, governador do Estado de São Paulo, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus.
De acordo com a legenda, cerca de 44.700 filiados cadastraram-se para votar. Deputados, senadores, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do partido também integram o grupo de pessoas aptas a votar, além de outros políticos dos quadros da PSDB.
Alguns grupos puderam votar em cabines de votação instaladas em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A maior parte dos grupos votantes, que incluem quase 40 mil filiados, porém, deve votar por meio do referido aplicativo da sigla, cujo software apresentou diversas instabilidades, que culminaram na suspensão das prévias.
Texto: Victor Gandin
Leia também: Cerimônia de filiação de Bolsonaro ao PL, prevista para o dia 22, será adiada