Aqueles que não possuem biometria devem ir até o cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais do eleitor. O cadastro biométrico é gratuito.
Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio. Nesse período, os cidadãos podem transferir seu domicílio eleitoral, atualizar os dados cadastrais e os jovens com idade entre 16 e 18 anos podem tirar o título de eleitor.
Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado para a organização das eleições municipais deste ano.
Vale salientar que no próximo dia 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitores estarão aptos para exercer seu direito de voto, utilizando urnas eletrônicas, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores pelos próximos quatro anos.
Os eleitores podem verificar sua situação acessando o Portal do TSE ou na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima.
Se estiver “Regular”, significa que sua inscrição eleitoral está apta para o exercício do voto.
Se estiver “Cancelada”, seu título de eleitor estará indisponível para o exercício do voto.
Como regularizar o título eleitoral
De acordo com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), os eleitores que não possuem biometria devem ir até o cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais. O cadastro biométrico é gratuito.
Já os eleitores com biometria cadastrada, estes podem solicitar a regularização do título cancelado em uma unidade da Justiça Eleitoral ou pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE.
Vale lembrar que o Distrito Federal é a única unidade da federação onde não haverá eleições em 2024, por não ter representação municipal.
Outras informações pode ser requisitadas diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Cartório Eleitoral de Matão, o qual fica na rua João Pessoa , nº 1180, no centro da cidade. O fone de contato é (16) 3384-4061. O horário de funcionamento é de segundas as sextas-feiras, a partir das 11horas.