Lote Noroeste Paulista foi a leilão na quinta-feira. Contrato prevê investimentos de R$ 10 bilhões.
A EcoRodovias venceu, na quinta-feira (15) o leilão de concessão do Lote Noroeste Paulista, composto por cerca de 600 quilômetros de rodovias estaduais por R$ 1.236.600.000,00.
O Lote Noroeste é composto por trechos de cinco rodovias do interior paulista, onde circulam diariamente cerca de 80 mil veículos, nas regiões de São José do Rio Preto, Araraquara, São Carlos e Barretos. A malha que será assumida pela EcoRodovias abrange as rodovias:
Dando sequência ao processo de concessão, a Comissão Especial de Licitação irá avaliar a garantia de proposta da Ecorodovias Concessões e Serviços, assim como demais documentos de habilitação e de qualificação técnica da licitante. Com toda a documentação validada, serão marcadas as datas de assinatura de contrato, previsto para dezembro, e início de operação.
Atualmente sob concessão das operadoras Triângulo do Sol e Tebe, o lote terá transferência de gestão das rodovias previstas, respectivamente, para 2023 e 2025.
Melhorias
Participaram do leilão três concorrentes. Com o ágio de 16.151,20% , a nova concessão terá prazo de 30 anos e prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões entre obras (R$ 10 bilhões) e operação (R$ 3,9 bilhões).
O escopo total das obras previstas no Lote Noroeste inclui a implantação de 123 quilômetros de duplicações, de 99 quilômetros de terceiras faixas, 18 quilômetros de marginais, 75 quilômetros de ciclovias, três pontos de parada e descanso, 37 novos dispositivos, 20 bases de Serviços de Atendimento ao Usuário, 42 passarelas de pedestres, entre outras intervenções. Nos cinco primeiros anos à frente da malha rodoviária, o vencedor da licitação deve criar 26 mil empregos diretos e indiretos na média anual, segundo o governo do estado.
Segundo a nova concessionária 50% do valor dos investimentos em obras será aportado nos primeiros sete anos de concessão.
Nas regiões de São Carlos e Araraquara, entre o km 227+800 e o km 293 da Washington Luís (SP-310), as obras devem compreender a implantação de 4,5 quilômetros de vias marginais e 66 quilômetros de faixas adicionais nas pistas Norte e Sul.
As rodovias também vão contar com três novos Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros fazerem pausa segura em suas jornadas.
A concessão deverá também ter o “Sistema Automático Livre” de pedagiamento. As 10 praças existentes serão, gradativamente, desativadas e substituídas por 10 pórticos, o que deve ocorrer entre o 2° e o 7° ano de contrato. O sistema de pagamento automático prevê que, ao passar pelos pórticos, a cobrança seja feita por meio dos tags/etiquetas eletrônicas instalados nos veículos, sem a necessidade de paradas ou redução de velocidade.
A Ecorodovias é subsidiária do grupo italiano ASTM. Após assumir essa nova concessão, malha operada pela EcoRodovias chegará a 4,7 mil quilômetros de rodovias e se tornará a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país.
Atualmente, a Ecorodovioas administra dez concessões de rodovias que somam mais de 4 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Entre os trechos administrados está o sistema Anchieta-Imigrantes.
Além disso, gerencia um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos.
Fonte: G1 São Carlos